Arrancou esta quarta-feira, na Casa do Conhecimento de Vila Verde, o Ciclo de Conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária”, com a 1ª das sessões intitulada de ‘Uma Arte de bordar por “Aquelas Mulheres do Minho”’.
Após uma breve apresentação do projecto por parte da Vereadora da Cultura do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, e de um momento musical protagonizado por uma aluna da Academia de Música de Vila Verde, teve início a sessão de abertura, que contou com a presença do Primeiro Secretário da CIM Cávado, Luís Macedo, com a Secretária Executiva da CIM Ave, Marta Coutada, com a comissária do projecto “Estórias do Minho”, Maria de Lurdes Rufino e o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela.
CONFERÊNCIA “AQUELAS MULHERES DO MINHO”
Ana Pires, investigadora na área do Bordado, afirmou, durante a conferência, que o bordado tem um «duplo papel social».
«O bordado participa de uma dupla condição, tanto de senhoras pobres como de uma elite, daí ter um duplo papel social. Bordado como lazer e bordado como meio de subsistência», explicou.
Ana Pires disse ainda que «no Minho, a mulher sempre teve uma independência e uma capacidade da gestão dos recursos familiares que não é tão evidente noutras zonas, mostrando que o seu papel está de alguma forma ligado à questão da propriedade e à tomada de decisões. Isso também fez com que o bordado tivesse uma adesão popular que não tem em outras zonas do País».
ESTA TARDE
Após uma breve pausa e uma performance teatral, encenada pelo “Grupo de Teatro Itinerantenredo”, seguir-se-á uma Mesa Redonda com um «reputado» painel de investigadores, entre eles, Jean-Yves Durand e Micaela Ramon, ambos docentes na Universidade do Minho, nas áreas da Antropologia e da Literatura Portuguesa, respectivamente, e ainda Isabel Maria Fernandes, directora do Museu de Alberto Sampaio, do Paço dos Duques e do Castelo de Guimarães / DRCN e novamente Ana Pires, investigadora na área do Bordado.
ENCERRAMENTO
A sessão de encerramento contará com a presença da Vereadora da Cultura do Município, Júlia Fernandes e um momento musical promovido pela Academia de Música de Verde.
INICIATIVA
Esta iniciativa é promovida no âmbito do projecto âncora “PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho”, co-financiado pelo Norte 2020 e que está a ser desenvolvida pelo Consórcio Minho Inovação, que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave.