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Inspiração inovadora nos Lenços de Namorados abre esperança contra novas crises

Cerca de 40 novos produtos lançados e um vasto conjunto de eventos e actividades diversas marcaram o regresso da programação “Fevereiro – Mês do Romance”, que reforçou a afirmação da marca Namorar Portugal. O Lenço de Namorados foi a referência inspiradora, consolidando-se como o ícone identitário do concelho de Vila Verde.

A presidente da Câmara Municipal, Júlia Fernandes, faz um “balanço extremamente positivo”, sublinhando o impacto do evento para o período de “especial dinamização a nível sobretudo económico, social e cultural que se viveu no concelho” durante o Mês do Romance.

Enaltecendo a “grande adesão e mobilização de participantes” nas acções que foram sendo desenvolvidas em diferentes pontos do concelho e do país, Júlia Fernandes sublinhou a satisfação por ter podido constatar que a marca Namorar Portugal e os seus parceiros conseguiram “vencer e superar o impacto negativo da pandemia”.

“Perceber toda a forte dinâmica que se mantêm nesta relação com cerca de 70 parceiros e contrariar desta forma os riscos negativos que poderiam ter estes quase dois anos de quebra e mesmo paralisação ao nível da rentabilidade, devido à pandemia, é um motivo especial de orgulho e uma prova de consolidação e maturidade do Namorar Portugal”, assumiu a autarca.

A presidente da Câmara de Vila Verde salientou ainda o sucesso deste Mês do Romance “pela esperança e pela força anímica que representa perante o novo momento difícil com que o Mundo se depara neste momento, face ao conflito armado que se desenrola na Ucrânia”.

“Confrontados pela devastação desta nova guerra, depois de anos marcados por crises financeiras e económicas sucessivas e quando estamos prontos para a superar a pandemia, é importante percebemos a mensagem genuína de amor e valores que transmitem os tradicionais Lenços de Namorados. É um refúgio e um sinal de esperança”, defendeu Júlia Fernandes.

APOSTA NA INOVAÇÃO

Os vestidos de noiva e os mais variados acessórios e produtos ligados à cerimónia de casamento foram a grande atracção do último fim-de-semana do Mês do Romance. O Espaço Namorar Portugal, no centro de Dinamização Artesanal de Vila Verde, acolheu ainda a apresentação do Bolo de Casamento e um Cortante de Bolachinhas Namorar Portugal.

O encerramento da programação foi assinalado com a divulgação de novos produtos da Aliança Artesanal, neste caso para decorações de mesa sempre inspiradas nos motivos dos Lenços de Namorados, desde a toalha, argolas e naperons de corredores de mesa, entre os mais diversos artigos Namorar Portugal que ao longo do mês foram sendo apresentados.

Doçaria e gastronomia, licores, chás e chocolates, joalharia, calçado, vestuário, têxteis-lar e de decoração, cerâmica, beleza e estética, entre outros, são alguns dos sectores de produção a que se dedicam os parceiros da marca Namorar Portugal, com um peso cada vez mais reconhecido ao nível da criação de emprego e dinamização económica do concelho.

A aposta estratégica no recurso à inovação para potenciar a valorização da “identidade artesanal regional no mundo globalizado” e para criar “novas oportunidades de negócio e novas carreiras profissionais” foi, de resto, um reconhecimento assumido numa mesa-redonda “Os Lenços de Namorados no Tempo do Urban Craft”, que juntou investigadores, académicos, autarcas, empresários e líderes associativos.

Como referiu a presidente da Câmara de Vila Verde, os lenços falam de amor, emoções e sentimentos, relativamente a diferentes aspectos da vida, das relações familiares e amorosas à terra e ao planeta. “Estamos a falar de um pano branco de linho, que é um autêntico tesouro, uma verdadeira obra de arte, feita com simplicidade e por uma rapariga em idade de casar, mas que chega aos nossos dias com um valor incomensurável”, sublinhou Júlia Fernandes, valorizando a afirmação de Vila Verde como “Terra de Amor, onde o Amor acontece”.

Nesta 12ª edição do Mês do Romance, exposições em torno dos Lenços de namorados estiveram patentes ao público em diferentes pontos do país, como aconteceu no Porto Welcome Center e nas Galerias WOW em Vila Nova de Gaia, no Centro Cultural de Vila das Aves e nas lojas interactivas de turismo do Aeroporto Sá Carneiro, de Braga, de Vila Nova de Cerveira e de Vila Verde.

Um vestido de noiva da autoria da Natália Mil Homens Pereira bordado na Aliança Artesanal motivou também as atenções dos visitantes do espaço Namorar Portugal, onde decorreram ainda mais de uma dezena de workshops que ensinaram a bordar, pintar, fazer arranjos de flores, chocolates e doces e bonecas.

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