PAÍS

PAÍS -

Instituto da Conservação das Florestas lançou obra sobre parques naturais raianos

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) contratou o cronista e comentador televisivo Luís Pedro Nunes a associar-se a Joel Santos, fotógrafo premiado e coautor das séries documentais ‘Mundo à Vista’ e ‘Portugal à Vista’, para desenvolver o projecto ‘A Fronteira Viva’, um livro dedicado aos cinco Parques Naturais portugueses que fazem fronteira com Espanha.

A obra foi apresentada pelos autores na segunda-feira no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, do Presidente do ICNF, Nuno Banza, de Alexandra Carvalho, Directora do Fundo Ambiental, entre outras presenças institucionais.

O livro assume-se como «um testemunho sobre o mundo rural, as suas gentes e vivências», documentando através de textos e imagens o vasto património natural do país.

A obra, produzida e trabalhada ao longo dos últimos 18 meses, abre assim um novo olhar sobre cinco Parques Naturais portugueses: Vale do Guadiana, Serra de São Mamede, Tejo Internacional, Douro Internacional e Montesinho.

Para Luís Pedro Nunes, «cada Parque Natural tem o seu bioma e uma relação diferenciada entre populações e natureza, preservando uma memória secular. São todos pedaços insubstituíveis de Portugal, ainda preservados, à espera de não serem abandonados».

Joel Santos acrescenta que «As zonas raianas são mais do que fronteiras políticas entre países. Os obstáculos naturais são microcosmos sociais e naturais únicos, costurados por paisagens vivas e narrativas pessoais singulares, num entrelaçado dinâmico com a fauna e a flora».

A primeira edição da ‘Fronteira Viva’, estará disponível para consulta nas bibliotecas nacionais e municipais, juntas de freguesia, câmaras municipais, nos centros de educação ambiental do ICNF e postos de informação dos cinco Parques Naturais.

Está já em perspetiva uma segunda edição, à venda no próximo ano, cujas receitas devem reverter para o apoio a projetos na área da conservação da natureza.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.