O Instituto da Educação (IE) da Universidade do Minho vai celebrar na próxima terça-feira, dia 10 de dezembro, o seu 49.º aniversário. A cerimónia comemorativa acontece a partir das 14h30 e terá lugar no auditório do IE.
Após a sessão de abertura, com receção de Beatriz Pereira, presidente do IE, terá lugar a intervenção da representante dos estudantes do IE e a atribuição do Prémio Almedina, para a edição deste ano.
Logo após, cinco docentes aposentados – Ana Maria Tomás de Almeida, José Augusto Brito Pacheco, José Carlos Bernardino Carvalho Morgado, Manuel António Ferreira da Silva e Maria Palmira Carlos Alves – serão homenageados pelo instituto, seguindo-se a conferência sob o tema “Notas breves sobre o que me preocupa hoje no mundo e na educação”, proferida pelo Professor Almerindo Janela Afonso. O reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, encerra a cerimónia.
O Instituto de Educação tem uma oferta educativa que inclui licenciaturas, mestrados e doutoramentos nas áreas de estudos da criança, formação de educadores e professores, ciências da educação e interfaces de educação e desenvolvimento humano.
O IE possui duas unidades de I&D: o Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e o Centro de Investigação em Educação (CIEd). O ensino, a pesquisa e a interação com a sociedade têm sido pretexto para uma cooperação internacional intensa, com projetos que se estendem a Timor, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Brasil, além de parcerias relevantes com países europeus, como Espanha, Alemanha, França e Inglaterra.