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Investigadores avaliam a força dos Lenços de Namorados para a afirmação do artesanato no mundo globalizado

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A afirmação da “identidade artesanal regional” no mundo globalizado vai estar no centro das atenções durante uma mesa redonda com vários investigadores portugueses e estrangeiros, a ter lugar na próxima sexta-feira, em Vila Verde, no âmbito da programação de “Fevereiro – Mês do Romance”.

“O Lenço de Namorados: Identidade Artesanal Regional num Mundo Globalizado” é o tema da iniciativa, com início agendado para as 9h30, na Casa do Conhecimento de Vila Verde.

A sessão será encerrada pela presidente da Câmara Municipal, Júlia Fernandes, numa oportunidade para dar também conta de novas mais valias para o projecto da marca Namorar Portugal.

Integrada no projecto “PA4, Touring Cultural – Artes e Produtos Tradicionais – EEC Provere Minho”, esta acção tem como objetivo central a qualificação, valorização e promoção de produtos artesanais.

Nesta sessão, o antropólogo Jean Yves Durand, investigador da Universidade do Minho, explorará a afirmação de “Os Lenços de Namorados no tempo do ‘urban craft’”.

Sobre “Inovar a Tradição” e “O Design como ferramenta da Inovação” falará Miriam Zanini, designer e especialista em Artesanato, Design e Inovação. Fernando Araújo Pereira, um artesão, formador e empresário, explicará “A Arte no Têxtil”.

“Território Criativo: dos detalhes diferenciadores à coopetição” será o tema da abordagem de João Abreu, diretor geral da Academia das Emoções e docente no Ensino Superior.

Sobre “Como posicionar Vila Verde a (e)Namorar” vai dedicar-se Luís Durães, professor coordenador no ISCET e Consultor em Planeamento Estratégico em Turismo.

A mesa redonda terá como moderador Manuel Barros, especialista em Gestão Pública e coordenador dos serviços partilhados do Campus 2 do Politécnico do Porto.

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