TURISMO

TURISMO -

Investigadores e profissionais da área do Turismo juntos em seminário que decorreu em Viana do Castelo

O auditório do Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, foi esta quarta-feira palco de um evento que juntou investigadores e profissionais da área do Turismo “Outdoor”.

A reunião teve como propósito a realização de um balanço do trabalho desenvolvido no âmbito do projecto “Turnout – Desenvolvimento do Turismo Outdoor da Região Norte de Portugal”, que está a ser concretizado por docentes e investigadores do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e do Instituto Politécnico do Porto.

Em colaboração com o Turismo do Porto e Norte de Portugal, o objectivo deste projecto envolve a «avaliação das condições para o desenvolvimento do Turismo Exterior na região norte de Portugal» e contribuir, assim, «para a valorização dos recursos e equipamentos associados».

«PROJECTO DE INTERESSE QUE VALORIZA OS POTENCIAIS REGIONAIS»

O presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, assumiu na sua intervenção que «este é um projecto de interesse que valoriza os potenciais regionais», destacando a forma como se «está a colocar o conhecimento e o saber ao serviço da sustentabilidade deste território, criando valor», através desta rede criada entre parceiros.

Para o futuro, o presidente do Instituto atira: «Seremos e conseguiremos criar muito mais», destacando ainda que a «rede multidisciplinar cria valor e traz mais-valias para o projecto».

«ACTIVO QUE O TERRITÓRIO TEM A OBRIGAÇÃO DE CUIDAR MAIS E MELHOR»

Já Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo também presente na sessão de abertura do seminário destacou a importância do sector turístico, considerando-o um «activo que o território tem a obrigação de cuidar mais e melhor». O autarca referiu que é necessário manter uma «atitude colaborativa para acrescentar valor para que os territórios possam ser mais competitivos».

Luís Nobre reforçou ainda que face ao território que está a ser alvo de transformação, «todos temos que estar preparados», envolvendo isso a criação de «condições físicas e de capacitação dos nossos agentes para que apresentem ofertas com pormenores e detalhes que se diferenciem».

ASSEGURAR «UM OLHAR TRANSVERSAL» E «ALINHAR ESTRATÉGIA DO TURISMO»

Também presente nesta sessão de abertura do seminário, a directora do Turismo de Portugal, Teresa Ferreira defendeu ser preciso «um olhar transversal a todo o território e que deve acontecer durante todo o ano», assegurando também que as entidades de turismo, empresas e academias estão «alinhadas com a estratégia de turismo do país».

Teresa Ferreira reforçou ainda a aposta no trabalho e numa rede multidisciplinar para se «ganhar escala com diversas áreas de saber para trazer mais-valias para o turismo».

«INSTRUMENTOS DE MONITORIZAÇÃO DO TURIMSO OUTDOOR»

Por fim, a coordenadora do projecto, Paula Odete Fernandes, do Instituto Politécnico de Bragança, referiu que o projecto “Turnout” acabou por se desenvolver em plena pandemia, sendo, mesmo assim, possível «criar instrumentos de monitorização do Turismo “Outdoor” de sistema de informação geográfica e ainda perceber qual o perfil das actividades outdoor que são praticadas na região».

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE