INVESTIMENTOS (Região)

INVESTIMENTOS (Região) -

Investimento de 3,5 milhões de euros duplica número de vagas em creches de Ponte de Lima

A Câmara de Ponte de Lima vai duplicar para 500 o número de vagas em creches no concelho quando estiverem concluídas cinco novas valências num investimento de 3,5 milhões de euros para “incentivar a natalidade”, revelou o presidente.

Vasco Ferraz explicou que duas creches “estão praticamente concluídas”, outras duas “vão ser lançadas a concurso público” e a quinta “entrou em fase de elaboração do projecto”.

“Quando tivermos as cinco creches construídas vamos dobrar o número de vagas no concelho, e vão ser geridas pela Câmara”, afirmou, esta sexta-feira à Lusa o presidente da Câmara de Ponte de Lima.

Segundo Vasco Ferraz, o investimento total rondará os 3,5 milhões de euros, do orçamento municipal, mas depois ainda há fundos de apoio para perfazer o valor restante.

“Isto só para a construção. Depois ainda vamos ter de equipar as creches e a seguir garantir o seu funcionamento”, realçou.

O autarca do CDS-PP adiantou que, numa primeira fase, após a conclusão da construção das creches, “sem os acordos de parceria com o Estado”, a Câmara irá suportar “um gasto médio, em cada uma, de 400 mil euros, só com salários”.

“Não devemos ter as creches concluídas e o pessoal contratado e não abrir as creches por não ter os contratos de parceria com o Estado”, reforçou.

Segundo Vasco Ferraz, “o concelho dispõe de 250 vagas em creches de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)” e, com as novas que a autarca planeou, “aquele número atingirá o meio milhar de lugares para as mais de mil crianças do concelho”.

“Ponte de Lima é o concelho mais jovem do distrito de Viana do Castelo e esta aposta é claramente um incentivo à natalidade e um apoio às famílias para que se fixem no concelho”, reforçou.

A quinta creche que está a ser projectada será candidatada a fundos do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT), enquanto as restantes têm financiamento garantido pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

ovilaverdense@gmail.com

 

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE