Maria José Fernandes, presidente do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) assinou, na passada quinta-feira, os Contratos-Programa de Financiamento que permitirá a disponibilização de duas residências de estudantes.
Este contrato foi assinado na presença Primeiro-ministro, António Costa, da Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e da Ministra do Ensino Superior, Elvira Fortunato.
Uma das residências estará integrada no complexo B-CRIC, que contará também com um edifício dedicado à investigação e inovação e um auditório. O conjunto do edificado ficará localizado numa área adjacente aos atuais limites do Campus do IPCA.
Esta nova residência de estudantes, com uma área bruta de 2.985,36 m2, terá uma capacidade de 133 camas, com conclusão prevista até 2024.
A segunda residência irá resultar da adaptação de um edifício já existente nas imediações do Campus do IPCA e terá a capacidade para 62 camas a disponibilizar já em 2023.
No final da sessão, que decorreu na Academia de Ciências de Lisboa, a Presidente do IPCA referiu com satisfação que «depois de quase 27 anos de actividade, o IPCA vê finalmente este desejo concretizado de dispor de residências de estudantes»
«Dentro de pouco tempo, o IPCA irá ter alojamento para os seus estudantes em condições de preço e conforto compatíveis com as suas capacidades económico-financeiras, contribuindo de uma forma ainda mais expressiva para a efetiva igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior», afirmou Maria José Fernandes.
Estes contratos inserem-se no âmbito do Programa Nacional de Alojamento para o Ensino Superior (PNAES) apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e gerido pela Agência Nacional ERASMUS+ Educação e Formação.