TEMPO

TEMPO -

IPMA coloca distritos sob aviso amarelo pelo calor extremo

O calor que, nos últimos dias, se sente em Portugal e que é elevado para a época levou o IPMA a colocar vários distritos de Portugal continental sob aviso amarelo. Até sexta-feira, esperam-se temperaturas acima dos 35ºC. Também a ANEPC e a DGS alertam para cuidados especiais com crianças, idosos e doentes e risco de incêndios.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) ativou, a partir desta quinta-feira e até sexta-feira, aviso amarelo devido ao calor intenso em diversos distritos com temperaturas máximas superiores a 35 graus.

Em Évora, Setúbal e Beja, o aviso vigora a partir das 09h00 de hoje e até às 21h00 de sexta-feira. Já Bragança, Guarda, Vila Real, Santarém, Lisboa, Castelo Branco e Portalegre o aviso dura das 09h00 de quinta-feira às 21h00 de sexta-feira.

O aviso amarelo, sendo o menos grave de uma escala de três, é emitido quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA avança que as temperaturas em Portugal continental vão continuar a aumentar até sábado, alcançando valores acima dos 33 graus. Está, ainda, prevista uma redução da humidade do ar e ventos fortes, condições meteorológicas que aumentam o risco de incêndios rurais.

O instituto aponta «valores superiores a 33/35°C na maior parte do território nacional», ventos do quadrante norte, níveis de humidade inferiores a 30% e noites tropicais no interior das regiões Centro e Sul de quinta-feira a sábado.

Com este cenário, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para o risco de incêndio rural, sobretudo no interior norte e centro e na região sul.

«O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR/25) encontra-se ativado, com cerca de 8.900 operacionais mobilizados, apoiados por mais de 1.800 veículos e 33 meios aéreos», comunica a ANEPC.

A Direção-Geral da Saúde também emitiu medidas preventivas como a ingestão regular de água, evitando bebidas alcoólicas.

A DGS diz, ainda, que a exposição solar deve ser evitada entre as 11h00 e as 17h00, devendo ser usada roupa larga para cobrir a maior parte do corpo, bem como chapéu de abas largas e óculos de sol. O protetor solar de fator 30 deve ser aplicado durante o dia, a cada duas horas.

Os doentes crónicos, crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida devem ser alvo de cuidados especiais.

Para estes dias, sugerem-se refeições frias e leves, devendo comer mais vezes ao dia, mas em menor quantidade.

O trabalho no exterior deve ser feito sempre com companhia e as persianas de casa devem estar corridas, aproveitando só o entardecer para deixar o ar circular. Todos se devem manter em ambientes frescos, pelo menos duas a três horas por dia.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE