TEMPO

TEMPO -

IPMA diz que março foi frio e com precipitação 229,4% acima do normal

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), março foi um mês particularmente frio e chuvoso para Portugal continental. A precipitação alcançou valores 229,4% acima do normal.

No seu boletim climatológico do mês de março, o IPMA aponta março como o quinto mês com mais chuva desde 2000. Em nove estações meteorológicas foram registados extremos de precipitação.

A depressão Martinho, atravessando o continente durante o mês, fez com que se registassem extremos de vento em 36 estações meteorológicas, sendo 10 deles extremos absolutos. A estação meteorológica do Cabo da Roca contou com 169,2 quilómetros por hora, o valor mais elevado.

Em questões de chuva, foram registados, segundo o IPMA, um total de 177,5 milímetros acima do normal, sendo 229,4% do valor médio no período 1991-2020.

Foram, assim, registados nove novos extremos de precipitação em março e, no final do mês, o continente não tinha qualquer classe de seca meteorológica.

A par disto, março foi, ainda, o nono mais frio deste século, com uma média de temperatura do ar de 11,81ºC.

Desta forma, a temperatura média máxima, nos 16,37ºC, foi menos 1,19ºC do que o normal.

A média da temperatura mínima esteve, por outro lado, ligeiramente acima do normal.

A 23 de março, as Penhas Douradas registaram uma temperatura de 5,3ºC negativo e, uma semana depois, a dia 31, em Dunas de Mira, foram registados 29,8ºC, termina o IPMA.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE