ALERTA (Tempo)

ALERTA (Tempo) -

Irlanda do Norte sob aviso vermelho por causa da tempestade Éowyn

serviço de meteorologia da Irlanda do Norte (Met Éireann) colocou todo o país sob aviso vermelho “risco de vida” por causa da tempestade Éowyn, assim como o serviço nacional de meteorologia do Reino Unido. Portugal vai sentir os efeitos desta tempestade, mas sem ser atingido diretamente

De acordo com o Met Éireann, os avisos entram em vigor às 02:00 de sexta, nas zonas de Carlow, Kilkenny, Wexford, Cork, Kerry, Limerick, Waterford por causa dos “ventos de sul com força de vendaval” vindos “de oeste com rajadas extremas, prejudiciais e destrutivas superiores a 130 km/h”.

Às 03:00 entra em vigor o aviso em Clare, Galway, às 04:00 em Leitrim, Mayo, Sligo, às 06:00 Cavan, Monaghan, Dublin, Kildare, Laois, Longford, Louth, Meath, Offaly, Westmeath, Wicklow, Roscommon, Tipperary e às 07:00 em Donegal. Os avisos vigoram até às 14:00 de sexta-feira.

Para além do aviso vermelho, há ainda um aviso laranja para a Irlanda (da meia noite às 16:00 de sexta-feira) por causa do vento.

Por sua vez, o serviço de meteorologia do Reino Unido colocou a Irlanda do Norte sob aviso vermelho entre às 07:00 e as 17:00 de sexta-feira. Para além disso, há ainda um aviso laranja, por causa do vento, entre as 06:00 e as 21:00 de sexta-feira.

O serviço de meteorologia do Reino alerta que o aviso meteorológico vermelho significa condições perigosas com perturbações generalizadas e especifica que pode haver rajadas de vento de 145 km/h, sendo que podem ser de 160 km/h nas zonas costeiras.

As autoridades aconselham a população a ficar em casa e evitar conduzir, uma vez que são esperados “destroços pelo ar que representam perigo de vida, ondas grandes e material de praia atirado para as estradas costeiras, frentes de mar e casas, condições de condução muito perigosas com árvores caídas nas estradas, cortes de energia que afetam outros serviços, como a cobertura de rede móvel, danos em edifícios e habitações, com telhados arrancados e linhas elétricas derrubadas, encerramento de estradas, pontes e linhas de caminho de ferro, com atrasos e cancelamentos de serviços de autocarros, comboios, ferries e voos”.

A tempestade Éowyn é a quinta tempestade da época de inverno e segue-se à tempestade Darragh, que atingiu a região em 5 de dezembro.

MINHO COM EFEIROS COLATERAIS

Esta depressão vai sentir-se em Portugal continental, mas não terá impacto direto, apenas efeitos colaterais, prevê o Instituto Português do Mar e da Atmosfera à CNN Portugal.
Os efeitos da Éowyn começam logo na sexta-feira, com chuva no Minho, precipitação que se estende ao resto da região Norte e ainda ao Centro.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE