MÚSICA

MÚSICA -

Irreversible Entanglements atuam no ciclo “Julho é de Jazz” em Braga

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O coletivo norte-americano Irreversible Entanglements regressa a Portugal em julho, para um concerto em Braga, no âmbito do ciclo “Julho é de Jazz”, cujo cartaz inclui, entre outros, John Scofield, Dave Holland, Carlos Bica, Mário Costa e Bruno Pernadas.

De acordo com a organização do ciclo, à 10.ª edição da iniciativa “reúne um elenco de luxo formado por lendas vivas da música de improvisação, artistas nacionais e internacionais já bem conhecidos e nomes emergentes que têm dado muito que falar”.

As dez edições do ciclo serão celebradas com sete concertos e dois documentários, que irão acontecer no pátio exterior do gnration e na sala principal do Theatro Circo.

Um dos destaques desta edição são os Irreversible Entanglements, quinteto constituído pela poetisa/vocalista Camae Ayewa (mais conhecida por Moor Mother), o baixista Luke Stewart, o trompetista Aquiles Navarro, o saxofonista Keir Neuringer e pelo baterista Tcheser Holmes.

O grupo vai apresentar ao vivo em Braga, em 05 de julho, o álbum “Protect your light”, editado no ano passado pela Impulse! Records.

O ciclo “Julho é de Jazz” arranca no dia 03 de julho com a exibição do documentário “Jazzé Duarte”, do realizador Jorge Paixão da Costa, focado no divulgador José Duarte, uma das grandes figuras do jazz português.

O outro documentário incluído na programação, “Cairo Jazzman”, do realizador Atef Ben Bouzid, centrado no Cairo Jazz Festival e no seu fundador, Amr Salah, é exibido em 10 de julho.

O concerto que abre a 10.ª edição do ciclo está marcado para 04 de julho e junta o contrabaixista Carlos Bica, o baterista Mário Costa e o guitarrista Bruno Pernadas.

“Este trio, composto por três dos nomes mais acarinhados e influentes da música nacional, juntou-se pela primeira vez em 2023, a convite do Jazz ao Largo, em Barcelos. Um ano depois, Bica, Costa e Pernadas voltam a reunir-se em palco, desta vez numa encomenda do gnration, onde se vão cruzar com dois jovens músicos de referência internacional: a violinista e compositora francesa Héloïse Lefebvre e o trompetista luso-brasileiro Gileno Santana”.

Em 06 de julho há concerto duplo. Ao final da tarde, o contrabaixista André Pizarro Pepe junta-se a Masha Soeiro, no piano, Ivo Rodrigues, no trompete, e Raúl Areias, na bateria, para apresentar “Ecos, Vol. 1”, o primeiro álbum em nome próprio, editado este ano, bem como outras composições inéditas num concerto que contará ainda com outros músicos convidados.

À noite, atua “um dos duos mais importantes da música de improvisação jazz a nível mundial”: o guitarrista John Scofield e o baixista Dave Holland.

Para 11 de julho, está marcada a estreia ao vivo em Portugal da pianista, compositora e produtora Marie Kruttli, que irá antecipar um novo álbum, gravado no final do ano passado e que será editado em outubro, acompanhada pelo baixista Lukas Traxel e pelo baterista Gautier Garrigue.

Em 12 de julho, atua a guitarrista norueguesa Hedvig Mollestad, cuja música “junta influências que vão do hard rock e metal até ao jazz de John Coltrane e à música de improvisação contemporânea”.

Hedvig Mollestad estará em palco acompanhada por Ellen Brekken, no baixo, e Ivar Loe Bjørnstad, na bateria.

A 10.ª edição do ciclo “Julho é de Jazz” encerra, em 13 de julho, com o pianista Amaro de Freitas, “um dos principais nomes do jazz brasileiro da atualidade”, que irá apresentar-se em formato trio, com Aniel Someillan no contrabaixo e Rodrigo “Digão” na bateria.

Os preços dos bilhetes para os concertos e exibição de documentários variam entre os quatro e os 25 euros. Além disso, estão disponíveis 50 passes gerais, que dão acesso aos sete espetáculos e aos dois documentários, pelo valor de 50 euros.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.