Isabel Carvalhais, acompanhado por outros cinco eurodeputados, visita vários portos de pesca no norte de Portugal, entre os próximos dia 18 a 20, integrada numa missão da Comissão das Pescas do Parlamento Europeu.
A missão, proposta pela eurodeputada socialista e por Manuel Pizarro, da mesma bancada começa no Porto, passa por Aveiro e encerra em Peniche. Nas visitas aos portos, tomam conhecimento das suas condições operacionais, e encontram-se com pescadores locais de pesca artesanal de pequena escala e com representantes de organizações de pescas.
Isabel Carvalhais considera “muito importante, para levar para a Comissão de Pescas o conhecimento sobre as reais condições de trabalho das comunidades locais, que são muito dependentes da actividade das pescas”.
Os eurodeputados têm a oportunidade de contactar com projectos financiados ao abrigo do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), através da visita a centros de investigação e empresas inovadoras em áreas como a gestão das pescas, a robótica, biotecnologia e aquicultura sustentável.
A missão conhece ainda cinco projectos inovadores de pescas sustentáveis, e reúne com operadores, empresas que fornecem soluções tecnológicas para o sector, incluindo projectos de inteligência artificial e várias start-ups.
A missão a Portugal é liderada pelo presidente da Comissão de Pescas, o francês Pierre Karleskind e para além dos portugueses Isabel Carvalhais, Manuel Pizarro, João Pimenta Lopes (PCP), Maria da Graça Carvalho (PSD), integra ainda Elżbieta Rafalska, da Polónia.