A deputada ao Parlamento Europeu, Isabel Carvalhais, considerou que “as intervenções concretas e dirigidas para apoio aos jovens nas zonas rurais devem ser uma prioridade, de forma a incentivar a sua permanência nestas zonas”.
Falando no seminário ‘Jovem Empresário Rural”, que teve lugar em Oeiras, no INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, a eurodeputada socialista afirmou que a figura do Jovem Empresário Rural “é uma medida que vai claramente neste sentido, pelo facto de surgir enquanto elemento diferenciador que pode ter um papel fundamental na dinamização dos meios rurais”.
No encontro, dinamizado pela AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, a eurodeputada minhota, Isabel Carvalhais, referindo-se a uma das conclusões do estudo, que coloca o Jovem Empresário Rural enquanto “instrumento potenciador de cooperação entre programas”, relembrou que enquanto relatora do Parlamento Europeu para a Visão a longo prazo, pediu à Comissão Europeia que “tome medidas para melhorar as sinergias e a coordenação entre os instrumentos europeus e nacionais”.
Prosseguir com a simplificação, em particular para projectos de menor dimensão, é outra “medida concreta” que deve ser alvo de proposta legislativa.
O seminário reuniu diversos responsáveis políticos, organizações e peritos para debater as potencialidades e impactos no desenvolvimento rural do estatuto do Jovem Empresário Rural.