EM ESPOSENDE

EM ESPOSENDE -

ISAVE promoveu seminário sobre Literacia em Saúde

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O ISAVE – Instituto Superior de Saúde e a Câmara de Esposende promoveram o seminário “Literacia em Saúde”, que decorreu no Fórum Rodrigues Sampaio, com a participação de uma centena de profissionais e estudantes de saúde.

Em comunicado, o ISAVE explica que o Seminário justifica a sua oportunidade no facto de o Norte de Portugal ser a região mais analfabeta no que concerne à prevenção, informação e cuidados de saúde.

A presidente do instituto, sediado em Amares, Mafalda Duarte, assegurou que o ISAVE quer responder ao desafio de «promover capacidades cognitivas e sociais para que as populações padeçam de mais e melhor saúde».

Para tal, afirmou, é necessário «capacitar os técnicos superiores área da saúde, contribuindo para a formação âncora no domínio da literacia em saúde».

Na mesma linha, o Presidente do Conselho Directivo do ISAVE, João Luís Nogueira, vincou que a literacia em saúde é da maior relevância social, na medida em que contribui para ajudar a população a viver com saúde.

«Trata-se de um tema que devia envolver mais os jovens e os idosos», apontou João Luís Nogueira, lembrando que «uma pessoa com saúde dá mais PIB e Valor Acrescentado, porque produz mais e pensa melhor».

No seu entender, «gerir formação é gerar desenvolvimento», pelo que é urgente alertar para alguns constrangimentos de modo a resistir «à tentação do monopólio das Ordens que combatem tudo o que é novo».

Isto porque «há outros que também sabem fazer saúde que não é um exclusivo de nenhuma Ordem e não podemos ser capturados pela exclusividade».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.