CULTURA

CULTURA -

ITINERARIUM leva a conhecer Braga através do património já este sábado

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O ITINERARIUM, um projecto que visa dar a conhecer o património bracarense, cumpre este sábado a primeira de quatro etapas com uma visita guiada à Igreja da Misericórdia, iniciativa que acontece no âmbito da Braga Barroca.

Apresentado esta quarta-feira, em conferência de imprensa, o ITINERARIUM conta com a curadoria científica de Marta Lobo de Araújo, docente do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

PUBLICIDADE

Para o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, Braga é “um ponto de encontro de culturas e memórias, um lugar onde convergem influências e perspectivas, num território rico e diverso”.

“A pluralidade de estilos arquitectónicos, a multiculturalidade e as diferentes dimensões culturais, sociais e económicas reflectem-se no património da Cidade, material e imaterial, bem como nas suas histórias associadas. É neste contexto que se propõe o programa ITINERARIUM”, explicou o autarca.

EIXOS TEMÁTICOS

O projecto divide-se em quatro eixos temáticos: Cidade Perdida; Cidade Recordada; Cidade Vivida; e Cidade Experimentada.

O programa de visitas e sessões de história local realiza-se sempre ao sábado, pelas 10h00, durante estes quatro meses até ao final do ano, prevendo-se o conhecimento de espaços, monumentos, tradições e temáticas diversas da história bracarense.

A primeira iniciativa deste sábado, uma visita à Igreja da Misericórdia é dedicada ao tema ‘Cidade Vivida’ – ‘O legado Barroco’. A sessão de história local e visita guiada tem como oradoras convidadas Sandra Saldanha (FLUC) e Manuela Machado (CIMMB).

No dia 28 de Outubro, o tema é ‘Cidade Experimentada’ – ‘Património Musical Bracarense’, decorrendo na Igreja da Penha de França, com a participação de Elisa Lessa (UMinho).

Em Novembro, dia 18, o tema é ‘Cidade Perdida’ – ‘Falando de alminhas’, tendo como ponto de partida a Igreja de S. Vítor, com Aida Mata, licenciada em História e investigadora na área de temáticas do Património e da Museologia.

A 16 de Dezembro, o projecto debruça-se sobre a ‘Cidade Recordada’ – ‘A consoada na região de Braga’, tendo como ponto de encontro o Museu dos Biscainhos e como convidada Anabela Ramos (Universidade do Minho).

A autarquia refere que “o programa centrado no património cultural como fonte elementar de conhecimento e de enriquecimento colectivo e individual, permite a construção de um processo dinâmico, a partir de um contacto directo com as manifestações culturais e suas evidências, de partilha de conhecimento, apropriação e valorização da herança cultural”.

As participações nos eventos são de entrada livre, mas os interessados devem efectuar a sua inscrição através de cmbcultura.eventbrite.com

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.