A “IV edição das Jornadas Históricas” foi voltada para o “Quotidiano na Idade Média”, tendo estas decorrido no passado sábado, no Paço dos Duques, inseridas nas comemorações do “Dia UM de Portugal”. Durante a sua intervenção, Paulo Lopes da Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, defendeu a vitória de D. Afonso Henriques na Batalha de S. Mamede como a «primeira tarde portuguesa», demonstrando o compromisso em «celebrar tudo aquilo que fomos e somos capazes enquanto sociedade e enquanto país, ao longo dos últimos [quase] 900 anos».
«Somos muito orgulhosos do Concelho onde nascemos e dizemos com esse mesmo orgulho que somos a Cidade Berço», afirmou Paulo Lopes Silva.
As Jornadas Históricas são uma forma de «acrescentar conhecimento e densidade histórica a este objectivo que temos de comemorar este marco tão importante para a história do país», concluiu.
JORNADAS HISTÓRICAS
As Jornadas Históricas são um evento científico cujo objectivo passa por «dar visibilidade às investigações que se vêm produzindo sobre a época medieval e moderna, facultando também aos jovens investigadores a oportunidade de apresentarem e publicarem os seus trabalhos».
Na sua quarta edição, as Jornadas incidiram sobre o «quotidiano na idade média», dando a conhecer as «vivências das gentes e a sua relação com o território», tendo sido focados os seguintes temas: “Mesteres e mesteirais na idade média”; “O convívio e a festa: um tempo extraordinário na vida quotidiana”; “Idade média. Refeições simples e banquetes”; “A paisagem no planeamento dos jardins medievais”; “Viver ao ritmo da igreja: Quotidianos religiosos nas cidades e vilas medievais portuguesas”; “O presente da idade média — representações contemporâneas da vida medieval”.