Vila Verde volta a assinalar o Dia de São Valentim, na quarta-feira, com a realização da Gala Namorar Portugal, que integra o XX Concurso Internacional de Criadores de Moda, onde vão desfilar 68 coordenados originais inspirados nos tradicionais Lenços dos Namorados.
Conduzida pela apresentadora Iva Lamarão, a gala realizada no parque de expansão empresarial de Gême, a partir das 21h00, é o ponto alto da programação “Fevereiro – Mês do Romance”, que ao longo de 29 dias integra mais de 50 iniciativas.
O som ambiente vai ser marcado pela cantora Rita Guerra, acompanhada pela Orquestra Viv’Arte. Pelo palco passarão dezenas de manequins, entre os quais Liliana Santos, Luisinha Oliveira, Ana Andrade e Rodrigo Paganelli, que apresentarão os coordenados a concurso.
As propostas de moda inovadoras e inspiradas na força e simbolismo das mensagens de amor de uma tradição secular vão ser avaliadas por um júri composto pelos estilistas Elsa Barreto, Rafael Freitas e Sylvie Castro e pela professora universitária Maria José Abreu.
Estarão representadas 16 escolas, duas delas do estrangeiro, uma de Espanha e outra da Hungria. Pelo palco passarão ainda as propostas dos estilistas Anabela Baldaque, Rafael Freitas e Nuno Gama.
EVENTO ESPECIAL
“É um evento especial, pleno de simbolismo e enorme criatividade, onde a tradição se alia à modernidade e à inovação, numa estratégia que tem marcado sustentado o desenvolvimento do concelho, com sucesso reconhecido por todos”, considerou, esta segunda-feira, a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes, na apresentação da iniciativa.
A autarca enalteceu ainda o trabalho da Aliança Artesanal e das suas bordadeiras, que assumem o bordado dos coordenados que participam na gala. Além disso, constituem a “estrutura fundamental” no processo de promoção e valorização dos Lenços de Namorados e da actividade associada de dinamização social, cultural e económica do território.