Abriu esta quarta-feira a nova residência universitária em Braga, um projecto privado construído junto ao campus de Gualtar da Universidade do Minho (UMinho), que tem 294 quartos, com preços entre os 450 e os 620 euros.
A ‘Andy Student Living’ resulta de um investimento de 13 milhões de euros.
Acrescenta que, “os quartos vêm já com tudo incluído” (luz, água, gás e internet) e há várias opções, desde quartos individuais com zonas comuns para dois, ao estúdio, passando pelo quarto individual com casa de banho.
“Esta oferta é uma mais-valia para a cidade de Braga. Os desafios do alojamento universitário são dos mais prementes para qualquer território, particularmente para Braga, onde se verifica essa carência para satisfazer a procura dos estudantes, que não se satisfaz apenas com oferta pública”, referiu o presidente da Câmara, Ricardo Rio, no momento da inauguração.
O autarca bracarense considera que este é um projecto que contribui ainda “para a regeneração urbana desta zona e que será complementado com o projecto da residência universitária nas instalações da antiga Confiança e com outros projectos que vão contribuir para o desenvolvimento de uma zona crucial da cidade”.
A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) estabeleceu uma parceria com esta nova residência universitária de Braga, que conta com salas de estudo e ginásio, cozinhas comuns, cafetaria e bar, pátio, jardins e uma zona interior de lounge.
Segundo os responsáveis pelo projecto, esta é “uma alternativa à progressiva diminuição da oferta de alojamento privado que se tem sentido para estudantes, combatendo a falta de alojamento de qualidade e alojamento sem recibo de arrendamento”.
Desde quartos individuais com zonas comuns para dois, ao estúdio, passando pelo quarto individual com casa de banho, a nova residência pretende “dar resposta à forte procura de alojamento para estudantes, apresentando um conceito diferenciador que pretende impactar de forma positiva com vida académica dos alunos”.