BRAGA -

BRAGA - -

Já arrancaram em Braga os Jogos do Eixo Atlântico para promover desporto sem fronteiras

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Com o lema ‘Desporto sem Fronteiras’, mais de 1.800 jovens de 14 concelhos do Norte de Portugal e 12 da região da Galiza participam na XIII edição dos Jogos do Eixo Atlântico que se prolonga até à próxima sexta-feira, e que se realizam pela primeira vez em Braga.

“Esta iniciativa, pela mobilização e capacidade de pôr em contacto milhares de jovens da euro-região, permite a criação de raízes que serão úteis para o futuro do território”, disse Ricardo Rio, esta segunda-feira, na cerimónia que contou com as presenças do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, Alfredo García Rodríguez, presidente do Eixo Atlântico, e de Xoán Mao, secretário-geral.

Para Ricardo Rio, a realização dos jogos em Braga é, uma vez mais, a “demonstração de que a cidade está preparada para organizar grandes competições”.

PUBLICIDADE

Também João Paulo Rebelo, elogiou Braga por mais uma grande organização.

“Braga é um município amigo do desporto. No ano passado, Braga foi Cidade Europeia do Desporto, um título que foi motivo de grande orgulho para o país”, referiu o governante. Apelando ao fair-play, o secretário de Estado lembrou que estes “são os jogos da amizade entre duas regiões e a evidência de que o Desporto pode e deve ser esse instrumento de aproximação dos povos e das culturas”.

HOMENAGENS

A cerimónia de abertura ficou ainda marcada por diversas homenagens: a Serafin Carballo, antigo atleta que integrou o Grupo Temático do Desporto e o Secretariado Executivo do Eixo Atlântico; e ao atleta Mário Silva. Foi ainda entregue ao município de Monforte de Lemos o Troféu Jogo Limpo.

MODALIDADES

Nesta edição dos Jogos do Eixo Atlântico, as equipas vão competir nas seguintes modalidades: Andebol, Basquetebol, Futebol 7, Voleibol, Atletismo, Atletismo Adaptado. Natação, Natação Adaptada e Ténis. A idade máxima dos atletas participantes é de 16 anos

Como é habitual nos Jogos do Eixo Atlântico, esta edição também integra várias modalidades de desporto adaptado, com a participação de mais de 130 atletas, em consonância com a filosofia do Eixo Atlântico de eliminar barreiras e fomentar a participação de todos os jovens.

LOCAIS

As competições decorrem nos seguintes locais: futebol no Parque Desportivo da Rodovia e Campo das Camélias; basquetebol masculino no Pavilhão André Soares e no Pavilhão Municipal de Lamaçães; basquetebol feminino no Pavilhão de Ferreiros e Pavilhão Francisco Sanches; Andebol no Pavilhão Flávio Sá Leite; Voleibol no Pavilhão de Maximinos; Natação e Natação Adaptada nas Piscinas da Rodovia; Atletismo e Atletismo Adaptado no Estádio 1º de Maio e Ténis no Clube de Ténis de Braga.

Desde 1995 os Jogos do Eixo Atlântico visam a promoção do desporto, a convivência entre os jovens e, também o melhor conhecimento entre os cidadãos das duas regiões. Realizam-se de dois em dois anos e constituem um evento desportivo transfronteiriço único na Europa.

Desde a sua origem esta competição é uma das principais bandeiras do Eixo Atlântico e um factor de grande mobilização de jovens desportistas.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.