As estruturas madeirenses do PSD e do CDS-PP estabeleceram um acordo de incidência parlamentar e para a governação da Região Autónoma que permitirá a Miguel Albuquerque governar com maioria absoluta.
“O acordo será no quadro governativo e no quadro parlamentar”, confirmou esta terça-feira aos jornalistas o presidente do Governo Regional e líder do PSD Madeira, Miguel Albuquerque.
Sem querer revelar a composição do novo executivo regional, Albuquerque destacou o “histórico de boa relação com o CDS-PP, “sempre assente” num “acordo escrito” para “estar tudo claro”.
Segundo a CNN Portugal, o acordo passa pela inclusão do CDS no Governo, com o líder da estrutura centrista regional, José Manuel Rodrigues, a assumir a pasta da Economia.
Rodrigues terá assim abdicado da presidência da Assembleia Legislativa da Madeira, lugar que ocupava desde 2019 e que, ainda de acordo com a CNN, deverá ser agora ocupado por Rubina Leal, deputada do PSD.
Esta solução de Governo deverá ser apresentada ao representante da República na sexta-feira quando receber os partidos com representação parlamentar.