BRAGA

BRAGA -

Já passaram 24 sem-abrigo pelo centro de apoio de Braga 

Vinte e quatro sem-abrigo já procuraram apoio na Casa de Saúde do Bom Jesus, em Nogueiró, onde a Câmara de Braga tem em funcionamento uma unidade de acolhimento desta população.

A funcionar desde Novembro passado nas instalações cedidas graciosamente pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, a autarquia, em parceria com diversas entidades, implementou uma resposta numa lógica temporária, de transição e acompanhamento, com vista a auxiliar pessoas em situação de sem-abrigo, quer de longa duração ou por força do actual contexto socioeconómico.

Nesta unidade, uma das duas Zonas de Concentração e Apoio à População (ZCAP), encontram-se actualmente acolhidas 18 pessoas, avança a autarquia.

Proteger a população da covid-19 e assegurar alojamento, alimentação, higiene e acesso a cuidados de saúde são os objectivos desta unidade, e, “em simultâneo, numa óptica de (re)aquisição de competências, são trabalhados domínios como a higiene pessoal, a organização de espaços, o cumprimento de regras, a sociabilização, a gestão de conflitos e a ocupação saudável do ócio, bem como a garantia de direitos sociais, com vista à autonomização individual, num ambiente de respeito pela diferença”, afirma a Câmara.

A unidade dispõe ainda de vigilância, serviços de enfermagem e serviço social, funcionando em articulação com outros serviços que actuam nesta área, nomeadamente com a delegação bracarense da Cruz Vermelha Portuguesa e o Centro Distrital de Braga da Segurança Social. 

Trata-se também, acrescenta a autarquia, de “uma resposta que se enquadra na Estratégia Local para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, através do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) de Braga, coordenado pelo município”.

O NPISA  conta com a parceira de diversas entidades, nomeadamente: Agrupamento de Centros de Saúde do Cávado I – Braga; Bragahabit; Cáritas Arquidiocesana de Braga; Casa de Saúde do Bom Jesus; Centro de Acolhimento Jovens em Caminhada; Centro de Respostas Integradas de Braga; Centro Distrital de Segurança Social de Braga; Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa; Divisão de Coesão Social e Solidariedade do Município de Braga, Human Power Hub – Centro de Inovação Social; Instituto de Emprego e Formação Profissional de Braga, Direcção-Geral de Reinserção Social, Hospital de Braga, Polícia de Segurança Pública; Centro Cultural e Social de Santo Adrião; Projecto Homem e Cooperativa Focus.

Recorde-se que, em Março do ano passado, na primeira fase da pandemia, a unidade de rectaguarda para pessoas em situação de sem-abrigo esteve instalada no pavilhão da EB 2,3 de Nogueira.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE