O restaurante Torres, em Ponte S. Vicente, promove no próximo dia 28 de Abril – em parceria com a Câmara Municipal de Vila Verde e a Associação Empresarial de Braga (AEB) – um “Jantar das Cabidelas” Esta iniciativa está inserida no programa da “Ordem da Cabidela”, um movimento composto por amantes da iguaria portuguesa «emblemática e sujeita a muitas interpretações».
A apresentação do evento decorreu ao final da manhã desta terça-feira, no restaurante Torres, e contou com a presença do director geral da AEB, Rui Marques, do vereador da Câmara Municipal de Vila Verde, Manuel Lopes, e do proprietário do estabelecimento e sua irmã, Fernando e Isaura Torres.
A organização cabe ao “restaurante anfitrião”, que habitualmente está encerrado a 28 de Abril, mas segundo explicou Fernando Torres – que descreveu ainda a programação da iniciativa – a data foi também escolhida por forma a permitir uma melhor organização da iniciativa.
Com clientes um pouco por todo o País, o restaurante terá as portas abertas no próximo dia 28, num jantar que tem o custo de 55 euros por pessoa e limitação de 150 pessoas.
«EXPERIÊNCIA GASTRONÓMICA IMPERDÍVEL»
Para Rui Marques, da AEB, este é um evento de «excepcional qualidade que valoriza e prestigia a nossa gastronomia, baseado numa iguaria típica da nossa região e que tem a ver com a nossa identidade e cultura. Tem raíz na tradição e autenticidade, fomentando a inovação e trazendo para a cozinha novas visões e versões. É um experiência gastronómica imperdível e uma oportunidade única».
«EVENTO FANTÁSTICO NUM SECTOR CRUCIAL»
Já Manuel Lopes, em representação do Município de Vila Verde, notou tratar-se de um «evento fantástico num sector crucial».
«Trazer para aqui este evento mostra a importância que o Minho tem no panorama gastronómico nacional. O pica-no-chão é um dos nossos ex-líbris e esta é uma oportunidade única para valorizar os produtos locais e estimular a economia local», acrescentou.
PROGRAMA – EMENTA 28 DE ABRIL DE 2022
19h30 abertura das salas
20h30 início da degustação das cabidelas pelos Chefs:
-Maria Augusta Torres
-Chef António Bóia
-Chef António Loureiro
-Chef José Vinagre
-Chef Carlos Torres
-Chef José Júlio
-Chef Martinho Freitas
21h30 cerimónia de entronização ”Cavaleiros da Ordem da Cabidela”
22h Jantar sentado
23h Cabidela de letras por Augusto Canário e Cândido Miranda
CRIAÇÃO DA ORDEM DA CABIDELA
Em 2016, as “Edições do Gosto” criaram a “Ordem da Cabidela”, um movimento de amantes deste prato tradicional português, emblemático e sujeito a muitas interpretações. Trata-se de um «elogio à tão adorada iguaria», em que são alvo de distinção, no grau de cavaleiros, os seus fiéis seguidores, com direito a uma cerimónia de entronização. Por convite ou aquisição, os comensais marcam presença nos jantares e são ordenados ”Cavaleiros da Ordem da Cabidela”, recebendo uma “pena” prateada, num colar vermelho que simboliza e concretiza a sua entronização.
JANTAR
O jantar da “Ordem da Cabidela” é um momento de festa e celebração da gastronomia, em ambiente descontraído e informal. Para além da tradicional cabidela, o menu é completo com pratos inspirados na iguaria homenageada, desde as entradas à sobremesa, sendo para esse efeito convidados Chefs/cozinheiros(as), de várias regiões do País. Até ao final do ano, a Ordem da Cabidela realiza, todos os meses, um jantar dedicado a este prato tipicamente português, em vários restaurantes por todo o país, sendo um deles, em Vila Verde, Braga.
AGENDA 2022 – ORDEM DA CABIDELA
29 de Março – Restaurante Fogo
28 de Abril – Restaurante Torres
22 de Maio – Adega Luís Pato
8 de Junho – Restaurante Semea by Euskalduna
10 de Outubro – Restaurante Tombalobos
14 de Novembro – Restaurante Cafézique
5 de Dezembro – Restaurante A Cozinha por António Loureiro