PAÍS

PAÍS -

JMJ. Controlo nas fonteiras já (re) começou

O controlo documental nas fronteiras aéreas, marítimas e terrestres no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) entrou em vigor às 00h00 deste sábado e vai ser feito de forma selectiva e direccionado com base em informações e análise de risco.

A reposição de controlos documentais nas fronteiras permanece activa até às 00h00 horas de 7 de Agosto e acontece “a título excepcional de forma a acautelar eventuais ameaças à ordem pública e à segurança interna”, segundo uma resolução do Governo.

O controlo de fronteiras no âmbito da JMJ, evento que decorre em Lisboa entre 1 e 6 de Agosto e contará com a presença do Papa Francisco, está a cargo do SEF, com a assistência da PSP e GNR, além da eventual colaboração de autoridades de outros países.

Numa resposta enviada à Lusa, o SEF vai utilizar no controlo de fronteiras, em complemento aos equipamentos existentes, o sistema ‘SEFMobile’, que permite efectuar “controlos de fronteira e acções de fiscalização de uma forma móvel, eficiente, rápida e segura”, tendo distribuído estes dispositivos também ao efectivo da GNR que, em colaboração com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras estará nas fronteiras terrestres.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE