BRAGA

BRAGA -

Joana Meneses Fernandes é a nova administradora-executiva do Theatro Circo

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Joana Meneses Fernandes será a nova administradora-executiva do Theatro Circo, substituindo no cargo Cláudia Leite, que apresentou a sua resignação uma vez que vai integrar a equipa da nova empresa pública “Museus e Monumentos de Portugal”.

A recomposição do Conselho de Administração do Theatro Circo de Braga será consumada no decurso da Assembleia-Geral da sociedade, que acontecerá na próxima segunda-feira. Mantêm-se como presidente o autarca Ricardo Rio e como vogal não executiva Maria de Lurdes Rufino.

PUBLICIDADE

A decisão foi comunicada esta terça-feira a todos os colaboradores da empresa, num reunião geral em que Ricardo Rio expressou a “total confiança” no trabalho a desenvolver por Joana Fernandes, que considerou a “solução natural para dar continuidade, com tranquilidade e competência, ao trabalho desenvolvido até aqui”, tendo em vista a preparação de diversos projectos e iniciativas e, sobretudo, na antecâmara da Braga 2025 – Capital Portuguesa de Cultura.

Joana Fernandes integrou a empresa municipal Theatro Circo em 2018 para assumir a coordenação executiva da Braga Cultura 2030 – Estratégia Cultural de Braga 2020–2030 e, posteriormente, a coordenação do programa artístico da Braga’27 – candidatura a Capital Europeia da Cultura.

Foi gerente e gestora sénior de projectos na Opium (2006-2017), empresa especializada em consultoria no sector cultural. Neste âmbito foi responsável pela coordenação geral dos projectos Manobras no Porto (promovido pela Porto Lazer, EM., 2011-2012), Festival do Norte (promovido pela Turismo do Porto e Norte, ER., 2012-2013), Quintas do Barroco do Tâmega e Sousa (promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega Sousa, 2017), exposição permanente da Casa da Memória de Guimarães (Câmara Municipal de Guimarães/A Oficina, 2016).

Como consultora foi responsável, entre outras, pelas candidaturas a financiamento comunitário da Capital Europeia da Juventude Braga 2012 e reabilitação do gnration (2011). Foi co-autora do Estudo Macroeconómico para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas na Região Norte (Fundação de Serralves, 2007) e do Plano de Gestão do Centro Histórico do Porto Património Mundial UNESCO (Câmara Municipal do Porto e SRU Porto Vivo, 2008).

Licenciou-se em Arte e Património pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto com média final de 17 valores (1999-2004). Concluiu na mesma instituição o Mestrado em Gestão do Património Cultural, com a dissertação “Turismo Cultural no Centro Histórico do Porto” e a classificação de 18 valores (2009).

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.