O ciclista português João Almeida conquistou, esta tarde, a Volta ao País Basco. E fê-lo em grande estilo.
Tal como tinha prometido na véspera que não ia ficar na expectativa do que fariam os adversários na derradeira etapa da Volta ao País Basco. E cumpriu.
Atacou num momento oportuno e confirmou a maior vitória da carreira, juntando a Volta ao País Basco a um currículo que já contava com as Voltas ao Luxemburgo e à Polónia, ambas em 2021.
Na última etapa do País Basco, a UAE Emirates controlou à distância um grande grupo de fugitivos, até Almeida cumprir o prometido e atacar na última subida de primeira categoria, Izua, formando um pequeno grupo que incluia Mattias Skjelmose e Enric Mas, mas também os seus colegas Isaac del Toro e Marc Soler.
Já dentro dos últimos cinco quilómetros, Enric Mas, que tinha 1m48 de desvantagem para Almeida, ainda tentou atacar, mas o português mostrou que está mesmo numa das melhores fases da carreira e não lhe concedeu um metro de distância.
Na meta, João Almeida sprintou mais forte e Mas nem sequer o tentou contrariar. O português, sob chuva mas em grande estilo, conquistou geral, classificação por pontos e duas etapas.
ovilaverdense@gmail.com
Foto: Imago