CULTURA –

CULTURA – -

João Nuno Azambuja lança romance sobre a II Grande Guerra

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O bracarense João Nuno Azambuja é o autor de “Os provocadores de naufrágios”, um romance baseado em factos reais, que conta a história de Klaus Kittel, um alemão portuense que combateu na Segunda Guerra Mundial.

Um homem mergulhado numa época de pesadelo, de guerra, morte e ditaduras. Uma Europa destroçada, de onde surge uma história improvável, mas verdadeira, feita de viagens e fintas ao destino.

Kittel foi sempre perseguido pela crueldade humana. Em criança, expulsaram-no de Portugal. Em adulto, viveu os bombardeamentos aliados e fugiu ao Exército Vermelho. Passou pela grande depressão, assistiu à ascensão de Hitler e discursou para a elite do Partido Nazi.

Depois da guerra, é preso. Sobrevive aos campos de prisioneiros, onde milhares de homens encontraram a morte. Mas consegue fugir, com o que talvez seja uma misteriosa ajuda de Álvaro Cunhal. Foi escravo, soldado, marido.

O livro foi publicado pela Guerra & Paz e conta pelo meio a intervenção de um bracarense (que existiu realmente) que possibilitou a fuga de Kittel à prisão de guerra, em 1947, em plena França, além da história da menina alemã, de nove anos de idade, que o soldado luso-alemão salvou de um ataque da aviação aliada em abril de 1945, na Alemanha.

A menina nunca esqueceu o gesto do seu salvador. Quando cresceu acabou por se decidir a vir viver para Portugal, em 1965, onde ainda hoje tem descendentes.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.