Com a participação de mais de uma centena de crianças, a Praia Fluvial do Faial, na Vila de Prado, foi esta sexta-feira palco de uma acção de sensibilização ambiental. Uma série de jogos didácticos foi o mote para, de forma divertida, partilhar conhecimentos, informações e desafios para a adopção de hábitos diários mais ecológicos.
A presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes, marcou presença na iniciativa, sublinhando a importância de acções que promovam “comportamentos e hábitos de vida mais sustentáveis e amigos do ambiente”.
Acompanhada pelo vereador do ambiente, Patrício Araújo, a autarca destacou, nesse âmbito, “o papel que tem sido desenvolvido pelos mais novos junto das famílias, também fruto do extraordinário trabalho que vem sendo desenvolvido nas escolas do concelho, como é o caso do Projecto Escola Mais Verde”.
“É fundamental que a cada vez maior preocupação da população em geral para as questões ambientais se transforme em ações concretas e com impacto real na vida quotidiana. E, para isso, as nossas crianças e os nossos jovens estão a cumprir uma grande missão. É o futuro de todos que está em causa”, afirmou Júlia Fernandes.
Na Praia do Faial, crianças e jovens foram desafiados a participar no “Recicla Mania”, o jogo de tabuleiro gigante que ensina boas práticas e incentiva a reciclar mais e melhor as embalagens no dia-a-dia, proporcionando momentos de convívio e de partilha inesquecíveis, com os mais pequenos a testar o que sabem sobre reciclagem.
“Para onde vai o plástico das barrinhas de cereais?”, “Qual a ordem dos 3 R’s?” ou “Sabes o que acontece às embalagens quando são colocadas no ecoponto?” são algumas das questões lançadas no desafio.
A Sociedade Ponto Verde explica que “os jovens são os influenciadores do futuro e o ‘Recicla Mania’ é, actualmente, uma das formas principais ações de aproximação às faixas etárias mais novas”.
“Sabemos que a sensibilização continua a ser muito importante para que se reciclem mais e melhor as embalagens e, por isso, queremos aproveitar o período do verão para estarmos junto das crianças e jovens que vão usufruir da praia nesta altura do ano, reforçando que devemos reciclar onde quer que estejamos. Através deste jogo, ensinamos sobre reciclagem de embalagens de uma forma divertida e incentivamos ao uso correto dos ecopontos, equipamentos que também já se encontram nestes locais,” defendeu Ricardo Sacoto Lagoa, da SPV.