Jorge Eiras é o novo coordenador da IL de Vila Verde e critica “ambiente de medo” que afasta cidadãos da política

O candidato da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara de Vila Verde, Jorge Eiras, é o novo coordenador do núcleo territorial do partido, sucedendo no cargo a Andreia Leitão, propondo-se a apresentar ao concelho uma alternativa “moderna, transparente e centrada nas pessoas” para “quebrar 28 anos de hegemonia” do PSD.

No discurso de tomada de posse enquanto coordenador do núcleo territorial de Vila Verde da IL, Jorge Eiras lançou fortes críticas ao “domínio prolongado do PSD no concelho” e fez apelos à “à participação cívica e à liberdade política”.

“Vivemos num concelho marcado por 28 anos de hegemonia de um único partido – o PSD. Uma hegemonia que, longe de significar estabilidade ou progresso, é sinónimo de imobilismo, compadrio e medo”, afirmou.

Para o coordenador e candidato liberal à liderança do município, “há em Vila Verde um ambiente de medo que inibe a liberdade política e desincentiva a participação ativa dos cidadãos”. “Medo de pensar diferente. Medo de falar. Medo de participar. Medo de se associar a uma força política que não seja a ‘força do costume’”, denunciou.

Jorge Eiras garante que a Iniciativa Liberal está em Vila Verde “para criar espaço — espaço para o mérito, para o debate, para a participação cívica, para uma nova forma de trabalhar, com um modelo mais competente e mais transparente”.

Rejeita o “funcionamento tradicional” dos partidos locais e propõe um núcleo voltado para a escuta ativa dos cidadãos: “Queremos um núcleo que ouve as pessoas, os empresários, os jovens, os agricultores, os trabalhadores, os que cá ficaram e os que foram obrigados a sair. Um núcleo que pergunta, que ouve e que age.”

Entre as prioridades da futura coordenação liberal estão, segundo Jorge Eiras, “o combate ao clientelismo, o incentivo à participação cívica e a aposta num modelo de governação local assente na liberdade individual, na criação de riqueza e na transparência”.

“Vamos combater o clientelismo com transparência. Vamos responder ao desinteresse com propostas concretas. Vamos transformar o ‘sempre foi assim’ em ‘a partir de agora, pode ser diferente’”, assegurou.

Apesar de reconhecer que “não será fácil mudar uma cultura política enraizada há quase três décadas”, Jorge Eiras acredita que “o momento da viragem chegou” e lança um apelo direto aos vilaverdenses.

“Há cada vez mais pessoas que anseiam por mudança, por justiça, por uma nova forma de fazer política em Vila Verde. A essas pessoas, deixo um apelo: não fiquem à margem. Juntem-se a nós. Participem. A liberdade começa quando deixamos de ter medo de sermos livres”, vincou.

Carregar mais

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais