Jorge Moreira da Silva foi a Barcelos dizer que André Ventura “nunca, jamais, em tempo algum”

O candidato à liderança do PSD Jorge Moreira da Silva afirmou esta sexta-feira que não dá para o “peditório” do Chega para um movimento de convergência à direita, reafirmando que com o partido de André Ventura “nunca, jamais, em tempo algum”.

Em Barcelos, à entrada de um encontro com militantes no âmbito da campanha para as directas do próximo dia 28, Jorge Moreira da Silva lembrou que, sobre aquele assunto, já disse tudo o que tinha a dizer em 2020.

“A minha posição desde 2020 é muito simples e diz-se numa frase: nunca, jamais, em tempo algum. É simples, não tem novidade”, referiu, respondendo, assim, ao desafio que o presidente do Chega lançou os candidatos à liderança do PSD para um “movimento de convergência à direita” do Governo e uma conferência que junte partidos de “alternativa ao espaço socialista”.

“O Chega, através de carta endereçada por mim, contactou hoje [sexta-feira] os dois candidatos à liderança do PSD, quer Luís Montenegro, quer Jorge Moreira da Silva, com o intuito muito claro” de, “independentemente de quem vença eleições de 28 de Maio, se realizar no mês a seguir uma grande conferência de alternativa ao espaço socialista em Portugal”, afirmou, citado pela Lusa.

“Não dou para esse peditório (…). Percebo que o meu competidor directo nesta campanha [Luís Montenegro] tenha mais dificuldade nesse tema e tenha andado a dar respostas um pouco ziguezagueantes, mas no meu caso não há história”, reagiu Jorge Moreira da Silva.

“COISAS GRAVES”

Para o antigo ministro do Ambiente, o foco deve estar nas “coisas graves” que se registaram em Portugal na última semana, que atestam “o fracasso e a falência de várias políticas públicas deste Governo”.

Apontou, designadamente, a “trapalhada do imposto sobre produtos petrolíferos, em que o Governo estimou uma redução e que acabou por ser outra”, o aumento do número de portugueses sem médicos de família e a pouca adesão dos municípios à descentralização de competências.

Aludiu ainda ao caso do acolhimento de refugiados ucranianos, sublinhando que, “quando toda a gente se virou apenas para a Câmara de Setúbal, o Estado também não fez aquilo que lhe competia na prevenção dos riscos de que interesses pró-Putin estivessem a obter de forma ilegal e ilegítima informações que afectavam e prejudicavam cidadãos ucranianos e também cidadãos portugueses”.

Jorge Moreira da Silva disse ainda que esta foi a semana em que se apercebeu, “mais uma vez, que as questões associadas ao estado social estavam em risco de forte prejuízo, com um Orçamento do Estado que penaliza os pensionistas e os funcionários públicos”.

“Se em sete dias aconteceram coisas tão graves como estas, porque haverei de dar para o peditório da troca de cartas, matéria sobre a qual a minha resposta é tão desinteressante [por a sua posição já ser conhecida desde 2020]”, afirmou.

Sobre as eleições para a liderança do PSD, Jorge Moreira da Silva disse que os militantes terão de pensar se estão a escolher “apenas um líder da oposição ou um líder da oposição que dê confiança, credibilidade e condições para liderar um governo”.

Disse considerar que é o candidato que está em melhor posição para liderar um governo, mas sublinhou que “não existem homens providenciais”, para reiterar a sua “grande confiança” no futuro do partido, ganhe quem ganhar as directas de 28 de Maio.

“No dia seguinte, saberemos unir o partido”, rematou.

 

FOTOS: Facebook Jorge Moreira da Silva

Carregar mais

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais