EUROPEIAS –

EUROPEIAS – -

José Manuel Fernandes critica «desaproveitamento» de fundos para o mar e pescas

O eurodeputado José Manuel Fernandes aponta o mar como uma das áreas estratégicas de maior potencial para impulsionar a economia nacional e criar mais e melhor emprego.

Para o candidato do PSD, o terceiro na lista às Europeias do próximo domingo, «é inaceitável a falta de investimento e de estratégia num sector onde o país pode e deve diferenciar-se no contexto europeu».

«É uma vergonha o desaproveitamento de fundos europeus por parte do Governo neste sector. A taxa de execução das verbas atribuídas a Portugal através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) está apenas nos 20%. Isto acontece quando estamos a ano e meio de encerrar o período de execução (2014-2020), que já leva decorridos cinco anos e meio», acusou.

Numa sessão pública em Esposende sobre os desafios para o mar e a economia azul, José Manuel Fernandes defendeu que os oceanos devem estar no «topo da agenda política europeia, assumindo-se como prioridade política transversal e transdisciplinar».

«Temos de apostar no mar, na economia azul e no apoio os pescadores, nomeadamente aqueles que se ocupam da pesca artesanal, até porque se trata de uma actividade que é sustentável e ajuda a nossa gastronomia», afirmou o eurodeputado social-democrata, que esteve também em Castelo de Neiva, Viana do Castelo, no âmbito da campanha para as Eleições Europeias.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE