O eurodeputado vilaverdense José Manuel Fernandes é o mais influente na definição da política orçamental da União Europeia (UE), de acordo com o ranking divulgado pela EUmatrix.
Além de José Manuel Fernandes, que lidera a delegação do PSD no Parlamento Europeu e é membro da Comissão dos Orçamentos, a lista dos cinco eurodeputados mais influentes nesta matéria inclui Olivier Chastel, Eider Gardiazabal Rubial, Johan Van Overtveldt e Ryszard Czarnecki.
“Não trabalho para os rankings mas dou sempre o máximo e sou muitíssimo exigente comigo nas missões que desempenho. É com orgulho e que tomo conhecimento de mais um estudo/análise relativo ao trabalho e influência dos eurodeputados”, começa por destacar José Manuel Fernandes.
Em comunicado, o eurodeputado vilaverdense, que está integrado no grupo do Partido Popular Europeu (PPE), diz que procura que a União Europeia “tenha os montantes suficientes para reforçar a coesão e a competitividade de todos os territórios”.
“Tenho trabalhado para que Portugal recebe o máximo de recursos financeiros da UE e é com frustração que constato que nem sempre são bem utilizados e por isso estamos cada vez mais na cauda da Europa”, lamenta.
Esta análise de EUmatrix.eu mede a influência que os deputados do Parlamento Europeu exerceram sobre a política da UE desde o início da atual legislatura (julho de 2019 a fevereiro de 2024).
Baseia-se na recolha de dezenas de milhares de factos e números pela equipa da EUmatrix.eu, que tem mais de 15 anos de experiência na medição da dimensão política da elaboração de políticas da UE.