O eurodeputado José Manuel Fernandes sublinhou, esta quarta-feira, a importância do poder local e dos autarcas para “aproveitar bem” os fundos europeus, que considera que devem assentar em três pilares: competitividade, coesão e sustentabilidade.
“A União Europeia tem sido essencial para Portugal no que diz respeito a fundos europeus que permitem o nosso desenvolvimento. O problema é que não temos aproveitado como deveríamos as oportunidades e os fundos e depois andamos a fazer o trabalho à pressa, porque não planeámos”, afirmou o eurodeputado.
Em declarações aos jornalistas, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, à margem de uma visita de uma comitiva de cerca de 60 autarcas do Vale do Homem, José Manuel Fernandes reiterou a importância de “investir bem” os recursos disponibilizados em “projetos que permitam o desenvolvimento económico”.
“Os presidentes de Câmara e os presidentes de Junta são motores essenciais do desenvolvimento. É evidente que as tarefas são diferentes, mas temos todos objetivos comuns e um papel importante a desempenhar”, frisou o eurodeputado.
Para José Manuel Fernandes, é cada vez mais necessário “envolver os autarcas”, porque são “quem melhor conhece a realidade” de cada território. “Os próprios regulamentos que se fazem para a execução dos fundos deveriam ter este envolvimento”, sublinhou.