O Ministro da Agricultura e Pescas, o vilaverdense José Manuel Fernandes, garante o apoio aos baldios e anuncia um programa «inovador» com montante anual de 30 milhões de euros. Durante o almoço de Natal da Cooperativa Agrícola dos Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, o governante reafirmou ainda o seu compromisso com o setor agrícola e a valorização das comunidades rurais.
No evento, o Ministro anunciou que, a partir de janeiro de 2025, será lançado um programa inovador, direcionado aos baldios, com um montante anual de 30 milhões de euros, financiado pelo Fundo Ambiental.
Os objetivos principais são «apoiar os produtores dos baldios, melhorando o seu rendimento e reconhecendo o papel vital que desempenham na gestão sustentável dos territórios e na promoção da biodiversidade; e promover a pastorícia extensiva, reduzindo o material combustível nas florestas, o que contribuirá para a diminuição do risco de incêndios».
Durante o repasto natalício, o ministro destacou o papel fundamental dos agricultores como os «melhores amigos do ambiente», sublinhando que «a agricultura é coesão territorial, gastronomia, turismo, indústria, património, cultura e tradição. É a fonte que sustenta o nosso progresso».
«Este é um passo decisivo para a coesão territorial, a fixação da população e a defesa da biodiversidade e da floresta», disse.
O Ministro José Manuel Fernandes destacou ainda medidas concretas para atrair e apoiar jovens agricultores, «essenciais para o rejuvenescimento do setor».
Participaram no evento o Presidente da Cooperativa Agrícola dos Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, José Carlos Ribas Gonçalves, o Presidente da CONFAGRI, Idalino Leão, o Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, a Deputada e Presidente da Comissão Parlamentar da Agricultura e Pescas, Emília Cerqueira, e o Presidente da Assembleia Municipal de Arcos de Valdevez, Francisco Araújo.
ovilaverdense@gmail.com