O deputado José Manuel Fernandes integra o grupo do Parlamento Europeu que irá negociar o Novo Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 (QFP) e os recursos próprios da União Europeia (UE).
Coordenador do Grupo PPE na Comissão dos Orçamentos, o vilaverdense é o único português com assento no chamado “MFF Contact Group”, liderado pelo presidente do Parlamento Europeu, António Tajani
«O Parlamento Europeu aprovou a manutenção dos montantes dos envelopes para a política de coesão e para a política agrícola comum. É essencial exigir o máximo empenho do governo português para, no mínimo, conseguir os mesmos montantes do actual Quadro Financeiro Plurianual 2014/2020», diz, em comunicado, José Manuel Fernandes.
«Recordo que o governo anterior, num momento económico difícil, conseguiu garantir um envelope financeiro para Portugal no atual quadro financeiro recebeu 30 mil milhões de euros: 26 mil milhões no acordo parceria denominado Portugal 2020 e 4 mil milhões em pagamentos diretos aos agricultores», sublinha.
O eurodeputado reforça que «Portugal recebe hoje da UE mais de 11,5 milhões de euros da UE por dia, montante fundamental para a coesão e o desenvolvimento económico e social. Mais de 75% do investimento publico em Portugal tem origem no orçamento da UE».