O eurodeputado José Manuel Fernandes foi nomeado, esta semana, negociador da Plataforma Tecnologias Estratégicas para a Europa (STEP). O lugar é assumido em representação da Comissão dos Orçamentos, onde o vilaverdense assume as funções de coordenador do Partido Popular Europeu.
José Manuel Fernandes considera que este “é um passo positivo para o reforço da autonomia estratégica da UE e do financiamento de investimentos que reforcem a competitividade da UE.
“No entanto, é essencial que o STEP abranja todos os Estados-Membros, especialmente os que estão, em termos de rendimento per capita, abaixo da média da UE, como é o caso de Portugal”, alerta.
O deputado e coordenador do PPE na Comissão dos Orçamentos afirma que pretende, nas negociações com o Conselho, “reforçar o montante de 10 mil milhões de euros propostos Comissão Europeia”.
A STEP visa reforçar a competitividade e resiliência da União Europeia em setores estratégicos através de investimento rápido e direcionado para o desenvolvimento de tecnologias críticas e emergentes, relevantes para a transição ecológica e digital.