MUNDO –

MUNDO – -

José Manuel Fernandes pede apoio rápido da UE a Moçambique

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O eurodeputado José Manuel Fernandes apelou na Comissão dos Orçamentos a uma acção rápida e enérgica da União Europeia para socorrer as vítimas do ciclone Idai, que provocou um rasto de destruição e mortes nos territórios africanos de Moçambique, Zimbabwe e Malawi.

Na reunião da Comissão, José Manuel Fernandes vincou o pedido dirigido ao presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, e ao comissário europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, para que reforcem a ajuda para a zona afectada pelo ciclone.

O pedido do eurodeputado português recebeu o apoio do Presidente da Comissão dos Orçamentos e dos restantes deputados.

José Manuel Fernandes, coordenador do PPE na Comissão dos Orçamentos, sublinhou o caso particular de Moçambique, afirmando que, de acordo com instituições como a Cruz Vermelha, mais de 90% da cidade da Beira foi devastada, estando ainda por determinar o número de mortos.

Segundo o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, «mais de 100 mil moçambicanos correm perigo de vida e o número de mortes pode ser superior a mil».

O eurodeputado José Manuel Fernandes defende que «esta situação de emergência exige uma acção rápida», frisando que «a UE, sendo o maior doador mundial para o desenvolvimento e ajuda humanitária, tem obrigações acrescidas».

PUBLICIDADE

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.