EUROPA –

EUROPA – -

José Manuel Fernandes reeleito coordenador do PPE na Comissão dos Orçamentos

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O eurodeputado vilaverdense José Manuel Fernandes, do PSD, vai continuar como coordenador do Partido Popular Europeu (PPE) na Comissão dos Orçamentos do Parlamento Europeu. A reeleição foi feita por «unanimidade e aclamação», em Estrasburgo.

Em comunicado, Fernandes assegura que «tudo fará para que Portugal não tenha cortes nos fundos da política de coesão, da agricultura e das pescas».

PUBLICIDADE

O eurodeputado tem sido um dos principais negociadores do Parlamento Europeu para o próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP 2021/2027). «Na proposta do Parlamento Europeu, Portugal não perde um cêntimo face ao envelope financeiro actual», assegura.

Ciente dos desafios da nova legislatura, José Manuel Fernandes assume os «compromissos que a lista do PSD apresenta aos portugueses: o reforço da convergência e da coesão, o apoio às PME, a melhoria dos empregos e dos salários, bem como a promoção da natalidade e um “master plan” para o combate ao cancro».

«Defendo uma economia forte, competitiva, amiga do ambiente, produtiva, que promova a inovação e o empreendedorismo, com o objectivo de se alcançar a prosperidade e o bem-estar social, de forma a que ninguém fique para trás. Tenho dito e insistido: não seremos competitivos se não formos inclusivos ou sustentáveis do ponto de vista ambiental», frisa.

Para José Manuel Fernandes, «a competitividade nunca se efectivará com salários baixos ou numa sociedade onde o Estado esteja omnipresente». «Temos de apostar no conhecimento, nas qualificações e nas competências dos nossos recursos humanos, na investigação e inovação», considera.

O eurodeputado vilaverdense assumiu pela primeira vez as funções de coordenador do PPE na Comissão dos Orçamentos em 2014, tornando-se no primeiro português a liderar aquela que é uma das mais relevantes comissões do Parlamento Europeu.

A Comissão dos Orçamentos tem, entre outras competências, o quadro financeiro plurianual das receitas e despesas e sistema de recursos próprios da União, orçamento da União, as actividades financeiras do Banco Europeu de Investimento (BEI), a inscrição do Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) no orçamento e o seguimento e avaliação da execução do orçamento.

Além do social-democrata José Manuel Fernandes, a nova Comissão dos Orçamentos do Parlamento Europeu integra outro representante português, a eurodeputada do PS Margarida Marques.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS