EUROPA

EUROPA -

José Manuel Fernandes. «Solidariedade e partilha na UE são decisivas para vencer desafios globais»

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O eurodeputado José Manuel Fernandes desafiou, esta sexta-feira, um grupo de “jovens embaixadores do Parlamento Europeu” a assumirem como causa das novas gerações a defesa dos valores da União Europeia como ferramentas fundamentais para vencer os desafios que a sociedade enfrenta actualmente à escala global.

Convidado a abrir o programa de actividades da Semana da Europa que se estende ao longo da próxima semana na escola profissional Profitecla, em Guimarães, o eurodeputado salientou a importância da solidariedade, assim como da cooperação e partilha, num mundo cada vez mais marcado pelo fenómeno da globalização.

PUBLICIDADE

“Os jovens, como atores privilegiados neste mundo sem fronteiras e primeiros interessados na construção do futuro, têm um papel importante a desempenhar para que todos percebamos como, hoje, mais do que nunca, só temos força se estivermos unidos”, apelou José Manuel Fernandes, numa sessão presencial que contou com momentos de música e poesia associados à construção europeia.

Em oposição aos “muros dos egoísmos e nacionalismos”, o eurodeputado frisou os valores enunciados e concretizados pelos fundadores da UE há 71 anos atrás, com a Declaração Schuman de 9 de Maio de 1950.

“Só venceremos o desafio das alterações climáticas, escassez de recursos naturais, demografia, migrações, segurança e abastecimento energético, se actuarmos de forma coordenada e concertada. Só o conseguiremos juntos, com acções concretas, numa solidariedade de facto”, sustentou José Manuel Fernandes.

Nesse contexto, não teve dúvidas em avançar que “o futuro exige mais cooperação, partilha, solidariedade e responsabilidade”. Em seu entender, a oportunidade de “agir e decidir em conjunto” no quadro da UE é uma mais-valia que “Portugal não pode desperdiçar”, também para “reforçar a sua competitividade e promover a coesão económica, social e territorial”.

O grupo de “jovens embaixadores do Parlamento Europeu” da Profitecla convidou o eurodeputado José Manuel Fernandes a inaugurar uma maqueta sobre a composição do Parlamento Europeu, representado com materiais reciclados.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.