José Manuel Fernandes. «Solidariedade e partilha na UE são decisivas para vencer desafios globais»

O eurodeputado José Manuel Fernandes desafiou, esta sexta-feira, um grupo de “jovens embaixadores do Parlamento Europeu” a assumirem como causa das novas gerações a defesa dos valores da União Europeia como ferramentas fundamentais para vencer os desafios que a sociedade enfrenta actualmente à escala global.

Convidado a abrir o programa de actividades da Semana da Europa que se estende ao longo da próxima semana na escola profissional Profitecla, em Guimarães, o eurodeputado salientou a importância da solidariedade, assim como da cooperação e partilha, num mundo cada vez mais marcado pelo fenómeno da globalização.

“Os jovens, como atores privilegiados neste mundo sem fronteiras e primeiros interessados na construção do futuro, têm um papel importante a desempenhar para que todos percebamos como, hoje, mais do que nunca, só temos força se estivermos unidos”, apelou José Manuel Fernandes, numa sessão presencial que contou com momentos de música e poesia associados à construção europeia.

Em oposição aos “muros dos egoísmos e nacionalismos”, o eurodeputado frisou os valores enunciados e concretizados pelos fundadores da UE há 71 anos atrás, com a Declaração Schuman de 9 de Maio de 1950.

“Só venceremos o desafio das alterações climáticas, escassez de recursos naturais, demografia, migrações, segurança e abastecimento energético, se actuarmos de forma coordenada e concertada. Só o conseguiremos juntos, com acções concretas, numa solidariedade de facto”, sustentou José Manuel Fernandes.

Nesse contexto, não teve dúvidas em avançar que “o futuro exige mais cooperação, partilha, solidariedade e responsabilidade”. Em seu entender, a oportunidade de “agir e decidir em conjunto” no quadro da UE é uma mais-valia que “Portugal não pode desperdiçar”, também para “reforçar a sua competitividade e promover a coesão económica, social e territorial”.

O grupo de “jovens embaixadores do Parlamento Europeu” da Profitecla convidou o eurodeputado José Manuel Fernandes a inaugurar uma maqueta sobre a composição do Parlamento Europeu, representado com materiais reciclados.

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais