EUROPA

EUROPA -

José Manuel Fernandes volta a ser o português mais influente no Parlamento Europeu

O político vilaverdense José Manuel Fernandes continua a ser o eurodeputado português mais influente no Parlamento Europeu (PE), ocupando agora o 25.º lugar no ranking de 2022, divulgado pela EU Martix, que destaca os 100 eurodeputados tidos como sendo os mais importantes em termos de trabalho parlamentar.

O eurodeputado, eleito pelo PSD, surge em 25.º lugar num ranking que é agora liderado pela maltesa Roberta Metsola, Presidente do Parlamento Europeu desde 12 de janeiro último. Em 2021, o número deste ranking era o então Presidente David-Maria Sassoli, que faleceu no passado dia 11 de janeiro, vítima de doença prolongada.

Numa escala que avalia os eurodeputados de 0 a 100, José Manuel Fernandes obteve 55,82 pontos.

A seguir, e avaliado com 55,46 pontos, surge em 26º lugar o socialista Pedro Silva Pereira. Entre os portugueses, destaque ainda para Paulo Rangel, do PSD, que ficou em 72.º lugar e José Gusmão, do Bloco de Esquerda, pontuado em 100º lugar.

O ranking – sublinhe-se – mede a influência dos eurodeputados através de uma combinação de critérios agrupados nas seguintes categorias: cargos de liderança formais e informais, trabalho legislativo real, rede política, composição de comissões e comportamento eleitoral.

O relatório anexo ao ranking elaborado pelos peritos da EU Martix salienta que as delegações parlamentares da Alemanha e da França são as mais influentes no PE.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE