REGIÃO -

REGIÃO - -

José Maria Cardoso alerta para números “chocantes” de violência no namoro em escola de Barcelos

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

José Maria Cardoso alertou, esta segunda-feira, para os números “chocantes” de vítimas de violência doméstica e no namoro e defendeu a formação cultural e cívica dos jovens para combater esta realidade.

O deputado do Bloco de Esquerda (BE) eleito pelo circulo eleitoral de Braga, que numa sessão do Parlamento dos Jovens, na Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos de Manhente, Barcelos, subordinada ao tema da violência no namoro, afirmou que “o controlo de hábitos e atitudes nas relações amorosas resulta de uma sociedade patriarcal e machista que normaliza o controlo e autoridade sobre as mulheres”.

“É fundamental consciencializar e mudar mentalidades, porque é através da formação cultural e cívica que se educa para a diferença e se promove o direito à individualidade e à privacidade”, referio o bloquista aos estudantes do 9.º ano de escolaridade.

PUBLICIDADE

José Maria Cardoso defendeu não só a necessidade de criar legislação que proteja as vítimas e desincentive a prática de crimes, mas que “é também essencial construir personalidades tolerantes que mudem a sociedade, para que seja mais integradora e baseada em direitos humanos”.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa promovida pela Assembleia da República e pretende envolver as escolas básicas e secundárias na discussão de um tema definido anualmente.

O deputado do BE salienta que estas sessões permitem “envolver os jovens, promover a participação cidadã e desenvolver a sua capacidade de intervenção”.

Na parte da tarde, José Maria Cardoso participou numa sessão na Escola Secundária Alcaides Faria, enquanto que a deputada Alexandra Vieira participou em sessões na Escola Secundária de Barcelinhos e na Escola Secundária de Vila Cova.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS