O vereador da Câmara Municipal de Vila Verde, José Morais, afirma, esta segunda-feira, em nota enviada, que «num tempo dado a populismos fáceis», teve a «oportunidade de constatar que os produtores agrícolas têm feito um esforço enorme para se adaptarem às novas regras de produção, optando por modelos de exploração sustentáveis e amigos do ambiente».
Para José Morais, que esteve presente no concurso pecuário regional e concelhio e no concurso de raças avícolas nacionais, organizado pela Caviver e pela Amiba inseridos na Festa concelhia das Colheitas, «ficou muito claro que os produtores locais estão muito sensibilizados para as questões ambientais. Com a presença de exemplares de raças bovinas autóctones minhota e barrosa, foi interessante perceber a forma cuidada com que os produtores tratam estes animais. Regem a sua actividade por critérios bastante restritos no que diz respeito à sanidade e bem-estar animal, sem esquecer a sustentabilidade ambiental».
E acrescenta que «aquilo que se tem verificado é um populismo exagerado contra o consumo de carne de vaca, sob pretexto de que a produção animal contribui para a poluição ambiental. Recordo que, de acordo com o roteiro para a neutralidade carbónica, a pecuária é responsável por apenas 12,5% das emissões, enquanto quase 70% do total das emissões deve-se ao sector da energia e dos transportes».
O vereador defende ainda que «os políticos devem, efectivamente, defender políticas sustentáveis» e «afastar populismos e separar as diferentes formas de produção agrícola».
«A quase totalidade da produção na nossa região não é feita de modo sustentável, em regime de agricultura familiar, geradora de emprego e valorização económica do sector. Como tal, não me revejo em posições políticas extremadas que misturam tudo dentro do mesmo saco», expõe.
«Não abdicarei de defender um mundo rural sustentável e amigo do ambiente, mas onde todos podem e devem estar incluídos», acrescenta, concluindo que «de forma moderada, sou apreciador de uma boa carne na brasa, e não deixarei de o ser por questões de moda ou populismos primários», atira.
«CAVIVER E AMIBA SÃO DUAS DAS MAIS PRESTIGIADAS INSTITUIÇÕES NA REGIÃO»
José Morais sublinha ainda que «a Caviver – Cooperativa Agrícola de Vila Verde e a Amiba são duas das mais prestigiadas instituições na região, desenvolvendo um trabalho de vital importância no sector agrícola. A Caviver, em particular, tem tido um papel determinante no acompanhamento a apoio aos agricultores do concelho, através de acções de formação e apoio técnico levado a cabo pelos profissionais da cooperativa».