Os brasileiros Jovem Dionisio são um dos principais destaques da edição deste ano do Enterro da Gata, que contará também com Capitão Fausto, Dillaz e Quim Barreiros como nomes fortes. A festa académica dos estudantes da Universidade do Minho (UMinho) acontece de 09 a 16 de maio e tem o maior orçamento de sempre.
Pelo recinto, que voltará a ficar instalado no Forum Braga, passarão ainda nomes como Plutónio, Deejay Telio, Papillon, Quim das Remisturas, Van Zee ou Hybrid Theory. A abertura acontecerá, como habitualmente, na noite de sexta-feira, dia 09 de maio, com o tradicional “Velório da Gata” e as serenatas, no centro da cidade de Braga. Os concertos arrancam no dia seguinte.
Durante a apresentação do cartaz, que aconteceu esta quarta-feira, o presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), disse que houve uma “aposta muito forte na diversidade cultural” e que, pela primeira vez, o orçamento global ultrapassa um milhão de euros, o que o dirigente justificou com essa aposta e com o “aumento generalizado dos custos” associados ao evento.
O tema escolhido para a edição deste ano do Enterro da Gata é “Isto é engatar quem trabalha”, uma alusão ao programa do humorista Ricardo Araújo Pereira emitido pela SIC aos domingos à noite. Segundo Luís Guedes, essa escolha tem em conta os vários atos eleitorais que o país e a própria universidade terão pela frente nos próximos meses.
“Pouco depois do Enterro da Gata haverá eleições legislativas, a seguir autárquicas e, já em janeiro, as presidenciais. Pelo meio acontecerá a escolha do novo reitor da UMinho”, lembrou. Por isso, a festa académica é também aproveitada como forma de “apelo ao voto e à participação cívica” dos estudantes.
O tradicional cortejo académico voltará a acontecer na tarde de quarta-feira, dia 14 de maio, no centro de Braga.