Os passeios da Avenida da República, na Estrada Nacional 101, na Lage, estão neste momento cobertos por vegetação, uma situação que, segundo a Junta de Freguesia, se deve à «inércia» da Infraestruturas de Portugal, «que não faz a devida manutenção».
O autarca Carlos Pedro Castro disse a “O Vilaverdense” que, na passada segunda-feira, enviou um e-mail à Infraestruturas de Portugal, a quem assegura já ter contactado «várias vezes», no sentido de ver resolvida a situação.
«Pedimos que procedessem rapidamente ao corte das silvas, ervas e arbustos, que estão a impedir a passagem dos peões. Neste momento, as pessoas são obrigadas a desviar-se e a caminhar pela estrada, porque não o conseguem fazer nos passeios», explicou.
Acrescentou que a situação é especialmente crítica no troço entre a Rua do Emigrante e a Avenida da Igreja.
«A última manutenção da Infraestruturas de Portugal foi feita em Setembro passado. Em Dezembro, através de uma empresa, a Junta tentou limpar esse troço mais complicado, mas fomos avisados pelas autoridades que não deveríamos fazê-lo, porque não tínhamos a certificação nem a sinalização necessária», vinca.
Além de uma reunião presencial, em Braga, o autarca diz que já contactou a Infraestruturas de Portugal «várias vezes», quer por telefone, quer por e-mail, mas que ainda nada foi feito.
«A única coisa que me disseram foi que não estava prevista nenhuma intervenção para a EN 201. Mas o que está em causa é tão só a manutenção», aponta.
Segundo o autarca, também não está a ser feita a manutenção dos espaços verdes dos dois blocos de apartamentos situados na mesma estrada, junto ao Restaurante Plaza e à Petisqueira da Lage, «uma situação também da competência da Infraestruturas de Portugal».