O presidente da Junta de Freguesia da Loureira, Pedro Dias, foi «surpreendido» com a colocação de uma conduta de saneamento na ponte sobre o Rio Homem e quer que seja retirada «por estar a estragar um dos símbolos da freguesia».
«Fomos surpreendidos com aquela situação, da qual não fomos previamente informados. Não conseguimos perceber como é que alguém se lembrou de passar uma conduta por ali», refere.
Segundo o autarca, «há outras formas técnicas de resolver o problema» e de fazer a ligação do saneamento.
«A nossa posição é que a conduta, tal como está, tem que ser retirada», frisou.
A conduta, que foi colocada esta quarta-feira, faz parte da obra de saneamento da Câmara de Amares e fica bem visível para quem passa naquele local ou para quem se encontra na zona de lazer da Ponte Nova.
Ao contrário do que inicialmente foi divulgado, a obra não é da responsabilidade da empresa estatal Águas do Norte, concessionária do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Norte de Portugal.
«[A Águas do Norte] «não procedeu à instalação de qualquer conduta na ponte sobre o rio Homem, junto à praia fluvial, na freguesia da Loureira», esclareceu fonte da empresa.
[Notícia actualizada às 14h00, com correcção e informação da Águas do Norte]