VILA VERDE

VILA VERDE -

Junta de Freguesia vai tratar e preservar tronco do eucalipto de Moure

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Junta de Freguesia de Moure lamentou, esta quarta-feira, o corte do famoso eucalipto situado junto à Estrada Nacional 201, mas assegurou que pretende tratar e preservar o tronco da árvore para que «continue a ser um símbolo» da freguesia.

«Hoje é um dia triste para a nossa freguesia. A Infraestruturas de Portugal, no culminar de um processo que já dura há vários meses, procedeu ao corte do eucalipto junto da estrada nacional 201, conhecido por todos como “eucalipto de Moure”», refere a autarquia, numa publicação nas redes sociais.

O executivo liderado por José Manuel Lopes sublinha que «esta decisão tomada pela Infraestruturas de Portugal resultou da avaliação realizada por técnicos especializados, os quais concluíram não haver as mínimas garantias de segurança para a manutenção do eucalipto, dado o estado avançado de degradação das suas raízes e do próprio tronco, o que poderia levar à sua queda, constituindo assim um perigo real para pessoas e bens, acrescido pelo facto de se situar numa zona de muito movimento».

«Ainda tentamos, pedindo uma avaliação independente ao estado do tronco e raízes, manter o eucalipto no local, o que não foi possível uma vez que a conclusão foi a mesma: não estavam garantidas as mínimas condições de segurança», garante.

Sublinhando que a «segurança das pessoas e bens está em primeiro lugar», a Junta assegura que está ciente de que o eucalipto centenário «é um símbolo da freguesia» e, por isso, fez diligências junto da Infraestruturas de Portugal «para que, procedendo ao corte do tronco, o mesmo fosse deixado na Freguesia» para que seja valorizado.

«Neste seguimento, o tronco será objecto de tratamento e integrará a obra de requalificação do espaço envolvente ao local onde actualmente se encontra, a qual já está em curso, mantendo assim viva a alma desta árvore, para que continue a ser um símbolo da nossa freguesia», frisa.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.