VILA VERDE

VILA VERDE -

Junta de Soutelo acolhe projecto que permite cuidados de saúde mais económicos

A utilidade da sede da Junta de Freguesia de Soutelo não se esgota no trabalho autárquico e é também um espaço que garante cuidados de saúde a preços mais convidativos, graças à parceria estabelecida com o Grupo ADCA, que se dedica ao “Apoio ao Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes”.

«Desenvolve actividade em cinco áreas distintas, mas complementares. Psicologia, Terapia da Fala, Nutrição, Terapia Ocupacional e Terapia Familiar são as especialidades que estão ao dispor das famílias soutelenses por preços inferiores aos que são praticados pelo mercado, devido aos acordos estabelecidos com a Segurança Social, que comparticipa as consultas», refere a Junta de Freguesia.

Desta forma, assinala, «garante-se que estes tipos de cuidados também estão disponíveis para as classes socio-económicas menos abastadas».

MAIOR PROXIMIDADE

Segundo a Junta de Freguesia, o projecto «tem sido um sucesso e, ao longo destes quase quatro anos, o grupo já acompanhou mais de uma centena de crianças e jovens».

Até ao momento, «os resultados são excelentes», revelou a psicóloga Sara Martins, responsável pelo projecto, deixando também rasgados elogios à autarquia soutelense.

«A Junta de Soutelo cede o espaço e ajuda na divulgação. O facto de conseguirmos chegar às famílias também se deve à Junta. Nota-se que as pessoas ficam mais receptivas. Gostaria de agradecer por tudo», referiu.

Apesar de desenvolver actividade numa área geográfica ampla que engloba três distritos (Braga, Porto e Aveiro), os acordos com Juntas de Freguesia e estabelecimentos de ensino permitem ao Grupo ADCA garantir um acompanhamento próximo, no local, que traz benefícios para todos.

Por um lado, alivia o já sobrecarregado horário das famílias que evitam perder tempo em deslocações. Por outro, permite aos terapeutas conhecer o contexto escolar e familiar, garantindo uma intervenção mais personalizada e mais eficaz.

EFEITO DA PANDEMIA

A responsável pelo projecto não escondeu que a pandemia levou ao aumento do número de casos de ansiedade, «principalmente na altura do primeiro confinamento». No entanto, curiosamente, a Psicologia não foi a área com maior crescimento em tempos de Covid-19.

O verdadeiro “boom” ocorreu na Terapia da Fala. A falta de socialização nas crianças do Jardim de Infância e o ensino à distância para o primeiro ciclo foram, na óptica de Sara Martins, os responsáveis pelo abrandamento do processo habitual de desenvolvimento da linguagem e, consequentemente, pelo aumento da procura.

COMO USUFRUIR?

Os serviços do Grupo ADCA não se cingem aos alunos do Centro Escolar de Soutelo. «Estão ao dispor de todas as crianças e jovens. Neste momento, estamos a acompanhar alguns estudantes universitários, por exemplo», referiu a psicóloga.

Para efectuar a inscrição, os interessados podem contactar o grupo através da página de Facebook, do website ou do número 916 700 044.

Depois, é realizado um rastreio totalmente gratuito na área em que foi identificada necessidade de intervenção e as famílias decidem se querem ou não prosseguir com as consultas. De seguida, são estabelecidos objectivos concretos (na maioria dos casos em consonância com a família e/ou professores).

Apesar de ser um caminho exigente e desafiante, no final «é muito gratificante vermos a alegria e a felicidade de todos os envolvidos com os progressos alcançados», concluiu Sara Martins.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE