A Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) e a Associação de Turismo do Porto (ATP) lançaram, esta quarta-feira, 8 de Julho, na presença da Secretária de Estado do Turismo, uma campanha de promoção da região do Porto e Norte de Portugal e que tem como destinatários, «numa primeira fase, os turistas nacionais».
“Lá em cima” é o lema da campanha que pretende «levar os portugueses a redescobrir o que de melhor o território tem para oferecer no Porto, no Minho, no Douro e em Trás-os-Montes».
Os objetivos passam por «potenciar o Porto e Norte como destino turístico entre os portugueses, potenciar o consumo turístico do destino, descobrir insights a ativar no futuro e conhecer o perfil do turista que visita a região».
«MERCADO INTERNO»
A campanha vai incidir, numa primeira fase, no mercado interno, procurando «potenciar o destino junto dos turistas nacionais, apresentando ofertas em áreas como as “City & Short Breaks”, o “Turismo de Gastronomia e Vinhos”, de “Natureza”, ou de “Saúde e Bem Estar”, o “Religioso”, o “Cultural e Paisagístico”, ou o “Turismo Náutico”», entre outros.
“ONORTELAEMCIMA.PT”
Nota ainda para a página onortelaemcima.pt, onde os utilizadores podem entrar em contacto com um live chat para receberem, em tempo real e de forma personalizada, sugestões sobre o seu destino ou atividades, e inclusive reservar experiências turísticas no destino.
«O Porto e Norte têm uma gastronomia única, locais de excelência e paisagens arrebatadoras que merecem ser conhecidas pelos portugueses», refere, em nota enviada, Luís Pedro Martins, presidente da TPNP. Para o responsável, «depois de um tempo de confinamento e numa altura em que ainda existem muitas restrições às viagens internacionais, este é o momento para os portugueses partirem à descoberta do que de melhor o nosso país tem para desfrutar».
«ATRAÇÃO DO MERCADO ESPANHOL NUMA SEGUNDA FASE»
A aposta seguinte desta campanha de promoção, que vai assentar em suportes digitais para assim chegar a mais públicos, passa pela atração do mercado espanhol. «Temos um mercado enorme mesmo aqui ao lado, num país que ainda está a sofrer muito com a pandemia de COVID-19, e que pode ter em Portugal um destino privilegiado», salienta, em nota enviada, Ricardo Valente, da ATP.
TERCEIRA FASE
Numa terceira fase, e com a crescente reposição das ligações áreas e da abertura das fronteiras na Europa, a TPNP e a ATP pretendem apostar na promoção internacional da região que tinha no Brasil, EUA, Alemanha e Reino Unido, além de Espanha, alguns dos principais mercados emissores de turistas, bem como alguns mercados asiáticos que chegavam à região através das rotas da Emirates.
«RECUPERAR PERDAS SOFRIDAS NO PRIMEIRO SEMESTRE»
Com esta aposta, aliada ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela TPNP e pela ATP, Luís Pedro Martins e Ricardo Valente estão convictos que será possível recuperar algumas das avultadas perdas sofridas pelo Turismo no primeiro semestre deste ano.
«Não sendo possível inverter as perdas estimadas para 2020 perante o cenário de crise sanitária, estamos, no entanto, convictos que com esta campanha de promoção será possível atenuar as perdas», explicam os referidos responsáveis.