Durante o presente mês de Agosto, as instalações do gnration albergam residências artísticas com «vista à criação e desenvolvimento de quatro projectos no âmbito da iniciativa “Laboratórios de Verão”», os quais irão, posteriormente, integrar a programação da Noite Branca de Braga 2022, que decorre entre os dias 2 e 4 de Setembro.
A iniciativa “Laboratórios de Verão” destina-se a artistas ou colectividades do distrito de Braga, ou cujos elementos são naturais do distrito de Braga, que se proponham a «desenvolver conteúdos artísticos originais».
Os projectos são seleccionados por “open call” e o gnration oferece, «para além de um local de trabalho durante um período de duas semanas, apoio monetário no valor de 1500€ por projecto e apoio técnico e de produção».
Nesta edição, os quatro projectos seleccionados foram os seguintes: “Entre o céu e o mar teremos sempre a montanha”, de Luís Ribeiro; “Nature is Infinite and maybe we are too”, de Ana Carvalho dos Santos; “Overgrown”, de Miguel Teodoro, e uma performance de José Diogo Martins com Mané Fernandes. As instalações/exposições e performances que por estes dias estão a ser preparadas podem ser visitadas gratuitamente de 2 a 10 de Setembro no gnration.
Com ênfase nos domínios da imagem, som, performance, interactividade, música, dança ou no cruzamento entre as áreas anteriormente descritas, desde 2015 que os Laboratórios de Verão têm «firmado um lugar de destaque na promoção da criação artística no distrito de Braga». Ao longo de sete edições, este programa apoiou «cerca de três dezenas de projectos e meia centena de artistas».
Para mais informações sobre os projectos dos “Laboratórios de Verão” consulte em: https://www.gnration.pt/event/pos-laboratorios-de-verao-2/