INOVAÇÃO (Minho)

INOVAÇÃO (Minho) -

Lançado o Projeto Green Circle, microcredenciais no setor da construção

Sob a coordenação da TecMinho, interface da Universidade do Minho, o Green Circle financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia visa revolucionar a construção. A reunião para lançamento decorreu na sede do Grupo Casais, onde se reuniram 20 peritos.

Onze parceiros, representando quatro países da União Europeia (Alemanha, Grécia, Espanha e Portugal), reuniram-se no projeto “Green Circle”. São representantes do setor da construção, incluindo grandes empresas, como a Casais Construções, escolas profissionais, como o CICCOPN, Universidades e outras entidades do setor da Educação.

O grande objetivo é a construção sustentável e, consequentemente, um futuro mais verde. As microcredenciais, sendo qualificações de curta duração, representam experiências de aprendizagem mais direcionadas, que certificam resultados específicos, face a um mercado trabalho cada vez exigente. No âmbito da União Europeia, desempenham um papel crucial na promoção da aprendizagem ao longo da vida, na empregabilidade, na inclusão e na igualdade de oportunidades.

Nos próximos três anos, o “Green Circle – Micro-Credenciais para o Setor da Construção Civil” vai analisar o ecossistema da construção e, depois, desenvolver um modelo inovador de microcredenciação de competências no setor, avaliado em projetos-piloto na Alemanha, Grécia, Portugal e Espanha. O resultado será o crescimento de um ecossistema baseado em microcredenciais em toda a indústria da construção, modelo que poderá ser transferível para outros setores da economia em geral.

ovilaverdense@gmail.com

 

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE